Negócio online: como começar?

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Negócio online: como começar?

 

Na internet, os negócios não param. Quer tenha um estabelecimento físico ou não, o digital pode ajudar a sua empresa a chegar a mais clientes, obter mais vendas e alcançar novos mercados.

 

Para começar ou melhorar a presença online do seu negócio, há alguns passos básicos que deve ter em mente:

 

1. Definir claramente o seu produto ou serviço. O cliente online, como o cliente físico, precisa de perceber exatamente o que a sua empresa faz, que tipo de produtos vende ou que serviços oferece.

 

2. Criar um website. Pense no site como a montra do seu negócio na internet. Na maioria dos casos, não precisa de uma página web muito elaborada, a menos que opte por ter uma loja virtual. Ver Tutorial Como criar um website

 

::: Dicas para sites :::

 

::: Registe um domínio próprioSaber mais

::: Destaque suas informações de contacto (endereço, e-mail, telefone).

::: Inclua páginas específicas sobre produtos ou serviços.

::: Destaque testemunhos de clientes na sua página inicial.

 

Pode aproveitar o Voucher 3em1 do Comércio Digital para registar gratuitamente um domínio .pt e, durante um ano, usufrui de acesso a caixas de email profissional e a ferramentas para alojamento e construção do seu website. Obter voucher | Ver Tutorial Voucher 3em1

 

3. Venda online. Se tem uma loja física, porque não disponibilizar os seus produtos também na internet? O comércio online não tem restrições de horários nem fronteiras, o que amplia as suas hipóteses de negócio.

 

Nesse caso pode optar por vender através de um marketplace (ver Tutorial sobre marketplaces), usar o Facebook (saber mais) ou desenvolver uma loja online (ver Tutorial Como criar uma loja online).

 

::: Dicas para Ecommerce :::

 

::: Opções para pagamento digital. O pagamento eletrónico é fundamental para o comércio online. Além do pagamento com cartão, existem muitas opções confiáveis, como as  referências multibanco ou, mais recentemente, o MB WAY (saber mais).

 

Informe-se com os parceiros do Comércio Digital e integre eventuais custos com taxas e encargos no preço dos seus produtos. Ver aqui

 

::: Entregas e distribuição. Uma das vantagens do comércio online é que os consumidores compram e recebem produtos sem sair de casa. Se vende online, ou esse é o objetivo do seu negócio, a logística e as entregas são etapas chave no processo de compra e na satisfação dos seus clientes. Saber mais

 

Informe-se com os parceiros do Comércio Digital e encontre uma solução à medida do seu negócio. Ver aqui

 

::: Tem um restaurante, um alojamento ou um serviço que funciona mediante reserva?  Aproveite o potencial da internet para chegar a mais clientes e ofereça aos seus clientes a possibilidade de efetuarem reserva ou marcação sem sair de casa. Tem no mercado diversas opções de software que permite a gestão de reservas e a integração com o seu website ou redes sociais, assim como várias plataformas agregadoras que pode recorrer para ampliar a visibilidade do seu negócio e receber marcações (exp: Booking, Trivago, The Fork, etc).

 

4. Conte ao mundo sobre o seu novo negócio online. Assim como na publicidade tradicional (com outdoors, anúncios de imprensa ou comerciais de rádio e televisão), os clientes precisam de encontrar o seu negócio na internet.

Para isso, aposte em estratégias de marketing digital e publicidade online:

 

::: Redes sociais. As redes sociais podem ser um poderoso aliado do seu negócio na internet: são fáceis de usar, de acesso amplo e gratuitas. A maioria das empresas utiliza várias plataformas para se conectar ao seu público no momento certo e no lugar certo. Plataformas como o Facebook, o Instagram e o WhatsApp já permitem inclusive divulgar e vender produtos sem sair da plataforma.

 

Saiba como criar presença e potenciar as redes sociais do seu negócio aqui.

 

::: E-mail marketing. O e-mail marketing é uma forma simples e direta de chegar ao seu público de forma regular e personalizada. Pode utilizar esta estratégia para divulgar as suas promoções ou novos produtos através de email. Há várias plataformas gratuitas que permitem configurar campanhas (a chamada newsletter) e automatizar o envio para uma base de dados mais ou menos extensa.

 

Saiba como usar o Email Marketing e enviar newsletters aqui

 

::: Search Engine Optimization (SEO), SEO Local e Search Engine Marketing (SEM). Os clientes geralmente encontram produtos e serviços através das pesquisas da Google. Por isso, é crucial que o seu website ou os seus produtos sejam referenciados neste motor de busca, assim como noutros recursos da plataforma. Para o conseguir, deve apostar em técnicas de otimização para motores de pesquisa (SEO) ou apostar em anúncios pagos (Google Ads).

 

A Google disponibiliza ainda uma série de recursos gratuitos que permitem melhorar o posicionamento de negócios locais, como é o caso do Google My Business, ou de lojas online como é o caso do Google Shopping.

 

Ver Tutorial SEO, Digital Ads e Monitorização

Ver Guia Prático Google My Business

Saber mais sobre Google Shooping

 

Inscreva-se na Academia Comércio Digital e aprenda mais sobre negócios na internet. Todos os módulos estão disponíveis online, gratuitamente e em português.

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