O sucesso da sua loja online depende da capacidade de gerar tráfego e converter visitas em vendas.
Para obter resultados, há algumas técnicas e estratégias que deve conhecer e aplicar:
1. Apresentação do produto
No e-commerce, a qualidade da fotografia do produto é crucial. Numa loja física os clientes têm a possibilidade de experimentar e tocar os artigos, mas na loja online isso não acontece.
O video de produto é outro recurso importante para a venda online. Neste caso, a ideia é criar vídeos promocionais relativamente curtos, com foco nas características ou na usabilidade do produto.
2. E-mail
O email marketing é um excelente aliado do e-commerce. As campanhas realizadas via email permitem estabelecer um contacto mais próximo com o cliente e acrescentar valor à comunicação. O envio de informação regular pode incluir:
::: Apresentação de novos produtos e outras novidades
::: Descontos especiais
::: Cupões personalizados
::: Pedidos de feedback
Para saber mais sobre campanhas de email, consulte o Guia Prático de Email Marketing. VER AQUI
3. Redes Sociais
As redes sociais são essenciais para criar comunidades online em torno de negócios e produtos, ajudando a gerar tráfego e a impulsionar vendas.
Para isso, é necessário partilhar nestas plataformas de forma regular e encontrar um equilíbrio entre a criação de conteúdo com valor para audiência (partilha de experiências) e os conteúdos comerciais, como anúncios ou outras publicações sobre produtos, descontos e campanhas.
Para saber mais sobre em que redes sociais o seu negócio deve estar presente e de que forma, assista ao Tutorial Redes Sociais para negócios. VER AQUI
4. Blogue
Ter um blogue no website é uma ótima estratégia para envolver os clientes com a marca e aumentar as visitas na loja online.
O ideal, neste caso, é produzir conteúdo que agregue valor à experiência de compra. Se uma loja vende produtos de beleza, por exemplo, por que não disponibilizar dicas e conselhos sobre cuidados de pele e corpo ou conselhos de maquilhagem no blogue? Estes conteúdos podem ser em texto, mas o vídeo é também uma excelente ferramenta.
Para saber mais sobre blogues, consulte o artigo Marketing de conteúdo: o que é e como fazer. VER AQUI
5. Feedback
É importante obter feedback dos produtos que a empresa está a vender. Por isso, não deixe mensagens, comentários ou críticas online por responder, seja no blog ou nas redes sociais e, sempre que possível, partilhe a opinião dos seus clientes.
Outra estratégia é incentivar quem compra a partilhar imagens com o produto nas redes sociais ou mesmo testar o produto com influenciadores. Esta é uma ótima ideia para alcançar outros potenciais clientes, destacar o produto e gerar visitas no website.
6. SEO (Search Engine Optimization)
Quando pesquisamos conteúdos online, os motores de busca fazem duas coisas – primeiro, devolvem apenas os resultados que são relevantes ou úteis para o utilizador e, segundo, classificam esses resultados por ordem de importância.
O SEO é um conjunto de técnicas que permite precisamente melhorar o posicionamento de websites e lojas online nas pesquisas efetuadas na internet.
Na prática, há fatores que contribuem para uma página web surgir mais bem posicionada que outra, nomeadamente:
::: Conteúdo relevante e de qualidade
::: Utilização de palavras chave (keywords) relevantes
::: Tempo de registo do domínio
::: Quantidade e relevância de links externos que apontam para o teu site
Para perceber como funcionam as técnicas de SEO, assista ao Tutorial SEO, Digital Ads e Monitorização. VER AQUI
7. Publicidade
A publicidade é fundamental para quem está a começar um negócio online, já que é a forma mais fácil e imediata de captar tráfego.
Na internet, pode assumir várias formas, como links patrocinados associados à pesquisa e anúncios nas redes sociais. O importante é passar a mensagem certa, no momento exato, ao público apropriado.
Para saber mais sobre publicidade online, consulte o artigo Publicidade para negócios online (VER AQUI) e ainda o Guia Prático Como Configurar Google Ads (VER AQUI).
8. Análise e monitorização
Uma outra ferramenta de extrema importância nas vendas online é a análise do tráfego gerado.
Quem são os visitantes da loja online? Quantas visitas há em média por dia? Quais são os produtos mais procurados? Qual é a fonte de tráfego com o custo/benefício mais baixo?
Estas e outras perguntas podem ser respondidas com o Google Analytics, uma ferramenta do Google de utilização gratuita.
Estes dados são extremamente valiosos e permitem optimizar e adequar as estratégias de marketing online em conformidade com o perfil e interesse de potenciais clientes.
Para saber mais sobre monitorização, consulte o Guia Prático Como integrar e usarGoogle Analytics. VER AQUI
Inscreva-se na Academia Comércio Digital e aprenda mais sobre negócios na internet. Todos os módulos estão disponíveis online, gratuitamente e em português.