Como gerar tráfego na loja online

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Como gerar tráfego na loja online

O sucesso da sua loja online depende da capacidade de gerar tráfego e converter visitas em vendas.

Para obter resultados, há algumas técnicas e estratégias que deve conhecer e aplicar:

 

 

1. Apresentação do produto

 

No e-commerce, a qualidade da fotografia do produto é crucial. Numa loja física os clientes têm a possibilidade de experimentar e tocar os artigos, mas na loja online isso não acontece.

 

video de produto é outro recurso importante para a venda online. Neste caso, a ideia é criar vídeos promocionais relativamente curtos, com foco nas características ou na usabilidade do produto.

 

 

2. E-mail

 

O email marketing é um excelente aliado do e-commerce. As campanhas realizadas via email permitem estabelecer um contacto mais próximo com o cliente e acrescentar valor à comunicação. O envio de informação regular pode incluir:

 

::: Apresentação de novos produtos e outras novidades

::: Descontos especiais

::: Cupões personalizados

::: Pedidos de feedback

 

Para saber mais sobre campanhas de email, consulte o Guia Prático de Email Marketing. VER AQUI

 

 

3. Redes Sociais

 

As redes sociais são essenciais para criar comunidades online em torno de negócios e produtos, ajudando a gerar tráfego e a impulsionar vendas.

Para isso, é necessário partilhar nestas plataformas de forma regular e encontrar um equilíbrio entre a criação de conteúdo com valor para audiência (partilha de experiências) e os conteúdos comerciais, como anúncios ou outras publicações sobre produtos, descontos e campanhas.

 

Para saber mais sobre em que redes sociais o seu negócio deve estar presente e de que forma, assista ao Tutorial Redes Sociais para negócios. VER AQUI

 

 

4. Blogue

 

Ter um blogue no website é uma ótima estratégia para envolver os clientes com a marca e aumentar as visitas na loja online.

 

O ideal, neste caso, é produzir conteúdo que agregue valor à experiência de compra. Se uma loja vende produtos de beleza, por exemplo, por que não disponibilizar dicas e conselhos sobre cuidados de pele e corpo ou conselhos de maquilhagem no blogue? Estes conteúdos podem ser em texto, mas o vídeo é também uma excelente ferramenta.

 

Para saber mais sobre blogues, consulte o artigo Marketing de conteúdo: o que é e como fazer. VER AQUI

 

 

5. Feedback

 

É importante obter feedback dos produtos que a empresa está a vender. Por isso, não deixe mensagens, comentários ou críticas online por responder, seja no blog ou nas redes sociais e, sempre que possível, partilhe a opinião dos seus clientes.

 

Outra estratégia é incentivar quem compra a partilhar imagens com o produto nas redes sociais ou mesmo testar o produto com influenciadores. Esta é uma ótima ideia para alcançar outros potenciais clientes, destacar o produto e gerar visitas no website.

 

 

6. SEO (Search Engine Optimization)

 

Quando pesquisamos conteúdos online, os motores de busca fazem duas coisas – primeiro, devolvem apenas os resultados que são relevantes ou úteis para o utilizador e, segundo, classificam esses resultados por ordem de importância.

 

O SEO é um conjunto de técnicas que permite precisamente melhorar o posicionamento de websites e lojas online nas pesquisas efetuadas na internet.

 

Na prática, há fatores que contribuem para uma página web surgir mais bem posicionada que outra, nomeadamente:

 

::: Conteúdo relevante e de qualidade

::: Utilização de palavras chave (keywords) relevantes

::: Tempo de registo do domínio

::: Quantidade e relevância de links externos que apontam para o teu site

 

Para perceber como funcionam as técnicas de SEO, assista ao Tutorial SEO, Digital Ads e Monitorização. VER AQUI

 

 

7. Publicidade

 

A publicidade é fundamental para quem está a começar um negócio online, já que é a forma mais fácil e imediata de captar tráfego.

Na internet, pode assumir várias formas, como links patrocinados associados à pesquisa e anúncios nas redes sociais. O importante é passar a mensagem certa, no momento exato, ao público apropriado.

 

Para saber mais sobre publicidade online, consulte o artigo Publicidade para negócios online (VER AQUI) e ainda o Guia Prático Como Configurar Google Ads (VER AQUI).

 

 

8. Análise e monitorização

 

Uma outra ferramenta de extrema importância nas vendas online é a análise do tráfego gerado.

Quem são os visitantes da loja online? Quantas visitas há em média por dia? Quais são os produtos mais procurados? Qual é a fonte de tráfego com o custo/benefício mais baixo?

 

Estas e outras perguntas podem ser respondidas com o Google Analytics, uma ferramenta do Google de utilização gratuita.

 

Estes dados são extremamente valiosos e permitem optimizar e adequar as estratégias de marketing online em conformidade com o perfil e interesse de potenciais clientes.

 

Para saber mais sobre monitorização, consulte o Guia Prático Como integrar  e usarGoogle Analytics. VER AQUI

 

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