O grupo YoungNetwork realizou o primeiro estudo sobre o impacto da Covid-19 nas autarquias portuguesas, com o objetivo perceber de que forma se adaptaram à nova realidade, como estão a comunicar no contexto atual e como preveem o futuro pós-pandemia.
Os resultados mostram que a maioria das entidades aderiu massivamente aos canais digitais (92,2%) e passou a comunicar mais (60%), realizando um trabalho mais proativo (77%) do que reativo.
De acordo com os dados recolhidos, os meios mais utilizados para interagir com os munícipes foram: e-mail (84%), telefone (76%) e Facebook (64%).
O teletrabalho teve um impacto positivo, visto que 62,2% dos inquiridos considera que a produtividade não foi afetada, sendo que, 15,6% considera ainda que o desempenho foi até melhor.
“Nunca os organismos públicos comunicaram tanto, de forma tão urgente, e nunca como antes estiveram tão na ordem do dia como hoje. Este estudo mostra que o setor público tem feito esforços para acompanhar a transformação digital, adaptando estratégias e criando soluções numa era crítica”, refere João Santos, COO do grupo YoungNetwork e especialista em comunicação política e public affairs.
Nos esforços feitos, está a transformação de debates políticos presenciais, nomeadamente reuniões de Câmaras ou Assembleias Municipais, em debates digitais, com aderência de 80% das autarquias.
“Otimizar a comunicação das autarquias é contribuir para salvar mais vidas, hoje com a COVID-19, amanhã com os incêndios ou outros flagelos que nos possam afetar. Por ser completo e tocar em várias áreas, este estudo é sem dúvida uma ferramenta útil para a tomada de novas decisões”, acrescenta o responsável.
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Fonte: ecommercenews.pt