A maioria dos consumidores confia tanto nas avaliações da internet como nas recomendações pessoais e, por isso, as reviews online podem ser uma ótima oportunidade para dar credibilidade e visibilidade ao seu negócio, alcançar mais clientes e obter vendas.
Fique a par de alguns dados que podem fazer toda a diferença na forma como usa as avaliações:
1. O Google é a plataforma mais usada para pesquisar reviews. Mais de 60% dos utilizadores afirmam pesquisar as avaliações e recomendações no Google antes de visitar o site da empresa ou efetuar a compra.
Dica: Crie o seu perfil no Google My Business e monitorize todas s avaliações deixadas pelos seus clientes.
2. Os clientes esperam ser respondidos. Mais de 50% dos internautas que faz avaliações online espera obter respostas e 80% considera que responder mostra preocupação com o cliente. Por isso, aproveite para se diferenciar e interagir, convertendo o feedback dos seus clientes em confiança.
3. Uma empresa que responde gera mais confiança. 45% dos utilizadores da internet admite confiar mais nas empresas que não ignoram as críticas online, nomeadamente negativas.
4. Responder melhora a classificação no ranking. As empresas mais bem classificadas em sites de avaliação são também as que mais respondem às reviews online, inspirando nos clientes sentimentos de confiança, lealdade e reciprocidade.
5. Marcas devem incentivar avaliações online. Dados mostram que os consumidores são 21% mais propensos a fazer avaliações na internet após uma experiência negativa. Por esse motivo, é fundamental que as empresas sejam mais proativas, incentivando os seus clientes a recomendar quando se sentem satisfeitos.
Dica: Solicite feedback por email, inclua um call to action no seu website, incentive a partilha de imagens nas redes sociais ou ofereça contrapartidas em troca de uma avaliação. Mostre ao seu cliente que a opinião dele importa!
6. Reviews online impactam positivamente negócios locais. Tem curiosidade em experimentar "aquele" restaurante novo, mas primeiro pesquisa avaliações na internet? O seu cliente também! Os consumidores estão cada vez mais atentos e, por isso, todas as reviews e recomendações online são detalhadamente escrutinadas antes de qualquer decisão. Estas avaliações têm impacto quando decidimos comprar um produto online, mas também quando visitamos establecimentos físicos.
Dica: As reviews influenciam o SEO local e, por isso, negócios locais com avaliações positivas tendem a surgir mais bem referenciados nas pequisas "perto de mim". Mais um motivo para não as ignorar!
7. Classificação por estrelas é importante? É um facto: 70% dos consumidores usa filtros de classificação, privilegiando empresas com 4 estrelas ou mais. No entanto, ter avaliações menos perfeitas pode também ser também importante no processo de pesquisa e decisão, já que o cliente procura recomendações realistas e, como tal, confiáveis.
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