Instagram Reels: o poder dos vídeos curtos nas redes sociais

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Instagram Reels: o poder dos vídeos curtos nas redes sociais

 

O Instagram, rede social que pertence ao à empresa mãe Facebook, não quis ficar atrás da sensação do momento, o TikTok – plataforma chinesa baseada em vídeos curtos de até 30 segundos – e criou o Reels, uma nova funcionalidade que permite fazer o mesmo dentro do próprio Instagram. Atualmente, este é um dos assuntos mais comentados no mundo do social media, uma vez que veio alterar o paradigma para negócios, criadores de conteúdo e utilizadores no geral.

 

E como na internet o conteúdo é o mais importante e o objetivo é combater o gigante chinês, o algoritmo do Instagram começou mesmo a dar maior relevância a esta nova secção, mostrando muito mais organicamente os conteúdos colocados pelos instagrammers e empresas no Reels.

 

Na verdade, a ferramenta possibilita fazer a edição de vídeo dentro da própria plataforma, com várias funções como cortar cenas, adicionar efeitos, escolher músicas e áudio para acompanhar as imagens e alterar a velocidade das mesmas. Além disso, esta permite filmar na hora através do telemóvel, bem como adicionar vídeos previamente gravados na galeria do dispositivo.

 

Sendo esta uma novidade, o Instagram está a priorizar o Reels e a tendência é continuar a crescer, ou seja, se quiser alcançar mais pessoas e ganhar mais visibilidade para a sua marca, esta é uma altura estratégica para apostar neste tipo de conteúdo.

 

Dicas para criar bons Reels para o Instagram

 

::: Crie empatia: seja autêntico, genuíno e pense no que gostaria de ver e consumir enquanto utilizador, humanizando o seu negócio, de modo a ficar mais próximo do seu target;

 

::: Escolha as hashtags certas para aumentar o engajamento das suas publicações;

 

::: Lembre-se que o objetivo inicial do Reels é entretenimento, mas também pode ser utilizado para conteúdos informativos, educacionais, didáticos e/ou explicativos;

 

::: Mostre os bastidores ou o making of das suas produções ou do seu dia-a-dia;

 

::: Explore promoções, campanhas e novos produtos ou soluções através de vídeo, contando uma história ao seu público;

 

::: Com criatividade, esteja atento às tendências e adapte-as à sua mensagem, tirando máximo proveito do momento;

 

::: Colabore com criadores de conteúdo, bloggers e influenciadores digitais e construa parcerias interessantes de futuro para a sua marca;

 

::: Tenha sempre em mente a relevância do seu conteúdo e da sua mensagem e questione-se: estou a acrescentar valor e a agregar algo pertinente para os meus seguidores?

 

::: Faça testes contínuos e perceba o que funciona melhor para o seu público, apostando mais nesse tipo de conteúdo.

 

Assista ao Tutorial Redes Sociais para negócios aqui.

Saiba mais sobre estratégias para negócios online na Academia Comércio Digital.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2.png (1)

Patrocinador:

patrocinador_novo_2020_2.png