Como criar uma loja no Instagram Shopping

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Como criar uma loja no Instagram Shopping

O Instagram Shopping é uma funcionalidade recente do aplicativo de Instagram que permite identificar produtos nas imagens.

 

Na prática, é um procedimento semelhante a marcar pessoas. Ao clicar sobre o produto marcado, o cliente é redirecionado para uma página de detalhe e tem a possibilidade de finalizar a compra no website da marca/ empresa. Pode, além disso, visualizar o catálogo completo e pesquisar outros produtos.

 

Com este recurso, é possível às empresas não só aumentar as vendas a partir desta rede social, como alcançar mais clientes.

 

A identificação de produtos permite ainda melhorar o alcance orgânico das publicações dentro do próprio Instagram – sem necessidade de anúncios –, ajudando a posicionar conteúdo no separador da “pesquisa” – um dos mais disputados por marcas e negócios para ganhar visibilidade.

 

Além disso, o Instagram Shopping é totalmente gratuito e, por isso, é também uma excelente oportunidade para reforçar uma estratégia de e-commerce sem outros custos associados.

 

Para ativar uma loja no Instagram, é apenas necessário seguir algumas regras:

 

::: Ter uma conta comercial registada. 

::: Associar a conta do Instagram à página de Facebook da empresa. 

::: Consentir as políticas da plataforma.

::: Ter pelo menos 9 publicações no Instagram.

 

Certifique-se também que vende produtos autorizados. No Instagram Shopping só é possível vender produtos físicos e algumas categorias estão restringidas (medicamentos, álcool, produtos para adultos e animais são alguns exemplos).

Passo a Passo para criar uma Loja no Instagram

Em primeiro lugar, deve ter uma conta comercial no Instagram e uma página no Facebook. Os produtos são cadastrados e aprovados no Facebook primeiro e a partir daí no Instagram. Portanto, sem as duas plataformas, não irá conseguir.

 

::: INTEGRAÇÃO DO INSTAGRAM COM O FACEBOOK :::

 

1. Na página da sua empresa no Facebook, clique em “configurações” no canto superior direito.

2. No canto inferior esquerdo, clique em “Instagram”.

3. Onde está escrito “Adicione sua conta no Instagram para começar” (do lado direito), clique em “entrar”.

4. Coloque o nome utilizador (ou email) e a senha do Instagram.

 

Após concluir este passo, a criação da Loja no Instagram passa por duas etapas: a primeira é no Facebook; a segunda é no próprio aplicativo do Instagram.

 

 

::: FASE 1 ::: Cadastro de Produtos no Facebook :::

 

Para usar o Instagram Shopping, é necessário criar um catálogo de produtos no Facebook, com todos os detalhes relevantes para a compra (descrição, tamanhos, preço, etc).

 

Se ainda não tem uma loja de Facebook, siga os passos para criar o seu catálogo:

 

1. Abra a Página do Facebook da empresa e clique em “Configurações”.

2. Escolha a opção “Modelos e Guias” e verifique se está no modelo de compras.

3. Clique em “Loja” e ative a guia.

4. Escolha “Salvar” para visualizar o link da loja.

5. Abra o link e configure as informações solicitadas. Após a configuração, clique em “Ok”.

6. A partir deste momento, é possível criar um catálogo. Para começar, clique no botão “Adicionar Produto” e inicie o cadastro, indicando nome, preço, estado (novo ou usado), foto, URL da compra (que pode ser o link para o website onde a compra é finalizada ou o link do checkout do meio de pagamento) e outros detalhes essenciais.

7. Clique em “Salvar” para finalizar o cadastro de todos os produtos e guardar as informações.

 

Antes de ficarem disponíveis para visualização e venda, os produtos adicionados no Facebook passam por um processo de aprovação que pode levar até 2 dias.

 

Para saber mais sobre lojas no Facebook, veja também o artigo Loja do Facebook: comece já.

 

 

::: FASE 2 ::: Ativação no Instagram e acesso ao Shopping :::

 

O processo de ativação do catálogo de produtos no Instagram é simples e rápido. Veja como: 

 

1. Clique em “Configurações”.

2. Selecione a opção “Empresa” e em seguida “Compras”.

3. Neste momento, pode visualizar a o catálogo do Facebook. Selecione a página.

4. Volte para ao perfil do Instagram e selecione a foto do produto que quer marcar.

5. Clique nas opções da imagem no canto superior direito da foto.

6. Escolha a opção “Editar”.

7. Clique no botão “+”, no canto esquerdo.

8. Em seguida, escolha a opção “Marcar Produtos”.

9. Selecione o produto correto, identifique-o e por fim clique em concluir.

 

Pronto! O seu produto está marcado e já pode usar todos os recursos do Instagram Shopping, aumentando as hipóteses de atrair mais clientes e realizar vendas a partir da plataforma.

 

 

Para saber mais  sobre o Instagram Shopping, veja também o Guia Como Configurar Compras no Instagram.

 

Inscreva-se na Academia Comércio Digital e aprenda mais sobre negócios na internet. Todos os módulos estão disponíveis online, gratuitamente e em português.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2.png (1)

Patrocinador:

patrocinador_novo_2020_2.png