Aprenda a recuperar carrinhos abandonados

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Aprenda a recuperar carrinhos abandonados

Na prática, um carrinho abandonado nada mais é do que uma encomenda online que foi deixada a meio.

 

A média de abandono de carrinhos de compras em ecommerce ronda os 75%-80%. Isto pode acontecer por várias razões e acontece em todas as lojas online. A boa notícia é que existem técnicas para ajudar a recuperar carrinhos abandonados e cerca de 10% dos clientes que, em determinado momento, desistiram da compra, acabam por concretizar uma encomenda.

 

 

1. Enviar emails de recuperação de carrinhos abandonados

Dependendo do ponto em que foi deixado o carrinho, é possível que o cliente tenha inserido os dados de contacto num formulário e, se for um utilizador frequente, é provável que tenha iniciado sessão no site. Desta forma, é possível enviar um lembrete, por exemplo, através de email. 

 

Os emails de recuperação de carrinho abandonado lembram ao cliente que não concluiu uma encomenda. O ideal é que este email acentue a ideia de urgência da compra. Para isso, deve conter um CTA (call-to-action) relevante e encaminhar o cliente para a página de checkout ou de produto (dependendo do estado da compra), de forma a concluir a compra de forma rápida. 

 

 

2. Incluir reviews na comunicação

Quando um produto, ou serviço, tem boas avaliações ou recomendações, potenciais clientes tendem a sentir-se mais seguros na decisão de compra.  Assim, as comunicações direcionadas para os clientes que abandonaram carrinhos de compra devem conter essas opiniões e reviews. 

 

 

3. Oferecer uma vantagem ao cliente

Uma forma interessante de recuperar carrinhos de compras é oferecer códigos de desconto, portes gratuitos ou outras vantagens. O desconto pode ser dado, por exemplo, na compra seguinte, aumentando a probabilidade não só de concretizar a encomenda deixada a meio, como garantir uma compra posterior.

 

 

4. Apresentar uma nova forma de pagamento

Se um carrinho foi abandonado no momento de escolher o método de pagamento, esse pode ser o problema. Assim, contactar o cliente e apresentar uma nova forma de pagamento pode ser uma maneira de garantir a venda.

 

 

5. Fazer remarketing

A estratégia de remarketing é muito utilizada na recuperação de carrinhos abandonados. Trata-se de uma técnica de publicidade que permite mostrar ao cliente, noutras plataformas, os produtos em que mostrou interesse. Como? Através de anúncios exibidos posteriormente, por exemplo, nas redes sociais ou outros sites de pesquisa. 

 

 

6. Enviar SMS de lembrete

À semelhança do email de carrinho abandonado, a mensagem de texto é uma excelente técnica para incentivar o cliente a concluir a encomenda. O texto pode, inclusive, conter o link direto para o produto. 

 

 

7. Perceber o que leva os clientes a desistir da encomenda

Tão importante como recuperar carrinhos abandonados, é perceber as razões que levaram o cliente a desistir da compra. Quando é que os clientes desistem de encomendar? Quais os produtos que ficam mais vezes nos carrinhos? Terá a ver com os métodos de pagamento ou com os portes? O checkout é intuitivo e rápido?

 

Alguns carrinhos abandonados podem ser originados por dúvidas. Neste sentido, o apoio ao cliente em tempo real, por meio, por exemplo, de live chat pode fazer a diferença. Por outro lado, é fundamental que o cliente tenha acesso, de forma clara e precisa, a toda a informação sobre portes, tempos de entrega, meios de pagamento e condições para trocas e devoluções.

 

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