Na estrada para acelerar a digitalização de pequenas e médias empresas

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image
header image wave effect

Na estrada para acelerar a digitalização de pequenas e médias empresas

 

O Comércio Digital, iniciativa promovida pela ACEPI e pela CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), com o apoio do Governo e do Ministério da Economia, vai incentivar a digitalização, até 2020, de 50 mil micro, pequenas e médias empresas portuguesas, da área do comércio e serviços. 

 

O programa, que é cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, arrancou oficialmente esta quarta-feira, 06 de fevereiro, com um Roadshow Nacional de 150 sessões informativas, que vai percorrer Portugal de norte a sul. A sessão inaugural decorreu em Leiria e contou com a presença de Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia.

 

"Esta iniciativa da ACEPI é visionária", referiu o Ministro no lançamento do programa, lembrando que "é no mundo online que estão os consumidores do futuro". Para Pedro Siza Vieira, o destaque dado às empresas do comércio e serviços é também fundamental, dado que "este é o sector que mais pesa no produto interno bruto", acrescentou. 

 

Trata-se de um programa "necessário", sublinhou por sua vez Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, tendo em conta dados recentes que mostram que 60% das empresas portuguesas, maioritariamente de menor dimensão, continuam completamente offline. “Não têm site, não estão no Google Maps, não têm sequer perfil no Facebook”, ou seja "é como se não existissem", referiu. 

 

Apesar destes números, as conclusões do último Estudo da Economia Digital em Portugal, relativo a 2017, indicam que existe margem de crescimento para o comércio eletrónico português, não só do lado das empresas, mas também do lado dos clientes.

 

Há 76% de portugueses a utilizar a internet e 38% já fazem compras online com regularidade, ainda que maioritariamente através de sites estrangeiros. China, Espanha, Reino Unido e EUA são os mercados mais populares. É, por isso, que programas como o ComércioDigital.pt são fundamentais, defenderam ambos os responsáveis nas suas intervenções, salientando a importância de apoiar a digitalização do comércio e serviços, principalmente de "proximidade".

 

 

Recursos gratuitos para colocar o seu negócio online já disponíveis

 

O Comércio Digital vai disponibilizar a todas as empresas aderentes um voucher 3 em 1gratuito durante um ano, que inclui o acesso a uma ferramenta de construção e alojamento de website, um endereço online registado no domínio .pt e a caixas de correio eletrónico.

 

As micro, pequenas e médias empresas interessadas em inscrever-se no programa vão também poder aceder a uma Academia Digital, com cursos online de curta duração, para aquisição de conhecimentos práticos que vão ajudar no processo de digitalização. 

 

Paralelamente, várias cidades vão ser paragem de um Roadshow nacional, que arrancou esta quarta-feira, em Leiria. As sessões de informação vão servir para dar a conhecer o programa e os serviços gratuitos que oferece, assim como para debater, com empresas locais, as vantagens e os desafios proporcionados pelo comércio eletrónico. Este Roadshow conta com o apoio de uma rede formada por associações empresariais e comerciais de todo o país e pretende acelerar a transformação digital do comércio e serviços, em Portugal.

 

As empresas que pretendam aderir ao Comércio Digital ou simplesmente assistir a sessões de informação, podem obter mais informações e inscrever-se online, no webiste oficial do programa: www.comerciodigital.pt.

 

 

_________________________________________________

06.02.2019

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png