Antes da crise, o programa Comércio Digital, promovido em parceria com a CCP - Confederação do Comércio e Serviços, destinava-se a apoiar a digitalização de 50 mil PME's do setor do comércio e serviços e assentava num roadshow nacional, com 150 sessões de sensiblização e capacitação a realizar em várias cidades do país. Com o atual estado de emergência, estas sessões foram adiadas e a iniciativa está agora a ser reprogramada para fazer face à conjuntura provocada pela propagação do novo coronavírus.
“A crise atual veio reforçar ainda mais que não estar online é como não existir”, defende o presidente da ACEPI, garantindo que “as empresas que não fizerem esta transição terão um futuro muito difícil pela frente”.
De acordo com o responsável, o isolamento está a obrigar os portugueses a comprar mais a partir de casa e a sustentabilidade do comércio local vai passar pela internet.
Quanto ao registo de novos domínios .pt e à possibilidade de surgirem mais negócios portugueses online, a ACEPI considera que também é importante aumentar a confiança dos portugueses em relação a novas marcas e novos sites. Nesse sentido, a Associação decidiu disponibilzar, sem qualquer custo de adesão ou anuidade, o Selo Confio.PT a todas as empresas aderentes até 31 de maio.
Este é um certificado atribuído pela ACEPI, Deco – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e Associação DNS.pt aos sites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e da utilização da internet.
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04.04.2020