COVID-19 aumenta encomendas online e entregas ao domicílio

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

COVID-19 aumenta encomendas online e entregas ao domicílio

 

Com o isolamento forçado pelo combate ao COVID-19, há cada vez mais consumidores a comprar online e mais empresas a vender à distância. Nos Estados Unidos da América, por exemplo, as lojas online de retalhistas físicos viram o volume semanal de transacções crescer 52% e a taxa de conversão subiu 8,8%, avança a Quantum MetricOutros dados internacionais apontam no mesmo sentido.

 

No entanto, não só o e-commerce das grandes superfícies deverá beneficiar com a crise, o digital também pode desempenhar um papel importante na manutenção de pequenos negócios e lojas de rua.

 

Em Portugal, por exemplo, o setor do comércio e serviços, incluindo restaurantes, farmácias e supermercados, já está a ajustar a oferta, privilegiando encomendas através da internet e entregas ao domicílio. O objetivo é lidar com o aumento da procura online e, por outro lado, minorar o risco de propagação da pandemia.

 

À medida que a quarentena limita o funcionamento dos estabelecimentos e a circulação de pessoas, emergem alternativas e já é possível receber em casa todo o tipo de produtos: refeições prontas a comer, bens de primeira necessidade e até medicamentos. O take away, com hora para levantar a encomenda e, por isso, sem filas, é outra opção.

 

Plataformas como o Facebook, o Messenger e o Whatsapp estão a ajudar negócios e clientes a permanecer conectados, sobretudo nos casos em que não existe loja online. Na parte dos pagamentos, soluções como o Homebanking ou o MBway são alternativas seguras ao manuseamento de dinheiro.

 

Para apoiar esta transição, o Comércio Digital continua também a disponibilizar online uma Academia Digital, que ensina gratuitamente pequenas e médias empresas a usar melhor a internet para promover os seus negócios.

 

O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

__________________________________________________________

19.03.2020

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png