Ricardo Carvalho, fundador da Fafmúsica há 20 anos, foi um dos participantes do roteiro do Comércio Digital, a iniciativa da ACEPI que está a percorrer vários pontos do país para divulgar e formar empresários despertando-os para os negócios na internet.
A empresa que dirige, em Fafe, dedica-se à venda de instrumentos musicais, possui uma escola de música e trabalha também com projetos de som e vídeo profissional. O empresário é ele próprio o dinamizador da presença do negócio no mundo digital através de redes sociais, de um site e também em plataformas de venda e comparadores de preços.
“Tem sido uma crescente constante”, diz entusiasmado e logo depois explica: “As ferramentas mudam constantemente e temos de nos atualizar fazendo a inovação à medida que a própria rede mundial vai mudando.”
A evolução no mercado digital já fez a Fafmúsica saltar do norte do país para a Europa. “Não é por acaso que vendemos um determinado produto para a Bélgica, para a Alemanha ou para o Reino Unido”, afirma Ricardo Carvalho demonstrando que a aposta no digital tem dado frutos.
“Isto é claramente o resultado da aposta que temos feito no marketing digital. Há custos associados mas também há um retorno e só exportamos porque estamos presentes no mundo conectado digitalmente.”
Além de possuírem espaço físico, Ricardo Carvalho acredita que as empresas devem também ocupar lugar nas plataformas digitais porque a internet é, cada vez mais, uma via de comunicação com os clientes.
__________________________________________________________
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.