Há três anos, Tiago Coelho passou a fazer da paixão pela fotografia uma profissão. Como empresário em nome individual montou um negócio e dedicou-se à reportagem fotográfica de eventos. “Não tenho espaço físico. É nas redes sociais e na internet que desenvolvo os meus contactos”, explica o jovem de Castelo de Paiva, também ele participante numa das formações da Associação da Economia Digital (ACEPI) sobre comércio eletrónico.
“O objetivo era perceber que tipo de ferramentas poderiam melhorar o meu trabalho, de modo a chegar a mais clientes e a aumentar rendimentos. Hoje as pessoas quando querem contratar um serviço já não andam à procura de lojas, procuram os profissionais na internet.”
Para divulgar o negócio, o empresário de Castelo de Paiva usa plataformas digitais como o Facebook e o Instagram, mas também tem o portfólio reunido num site. “Se não tivesse Facebook não existia como profissional. Ou seja, não tendo loja física, tenho de estar presente no mundo virtual.”
Apesar do investimento online já feito, Tiago Coelho acredita que ainda há margem para melhorar na definição estratégica do negócio. “É óbvio que temos de investir em publicidade nas redes sociais, de modo a chegar a mais clientes. O meu objetivo neste momento é tentar otimizar a parte do marketing e ser mais eficaz na mensagem.”
Com presença exclusiva na internet, o negócio de fotografia de Tiago Coelho comprova a influência que a evolução tecnológica tem nas novas formas de negócio e angariação de clientes.
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O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.