Clara Aires formou-se em Comunicação Social e trabalhou como consultora em empresas multinacionais até que, aos 45 anos, com a crise económica ficou desempregada. Clara decidiu não baixar os braços e criou a Craft Clothes, uma loja que está no mercado há seis anos a produzir e a vender roupa com materiais exclusivamente portugueses.
“Estou a trabalhar um dia de cada vez. Tenho uma loja na Foz do Douro, no Porto, que é mais um ponto de referência do que um local de venda. Nós, em Portugal, não temos a mentalidade e a cultura de comprar o que é nosso”, admite a empresária com alguma mágoa.
Com um empurrãozinho da ACEPI, a empresária está a meter mãos à obra e a aproveitar as facilidades da Internet para divulgar o negócio. Ao participar numa ação de formação do Comércio Digital, ganhou um voucher que lhe dá direito a criar um site. Trata-se de uma ferramenta que, acredita, vai aumentar as vendas e levar a empresa a ultrapassar as fronteiras.
“Hoje quase todas as pessoas compram através da Internet. Se conseguirmos atingir o mercado exterior, com certeza que vamos ter vendas superiores. É uma mais-valia as empresas estarem online”, afirma Clara Aires demonstrando que este é o caminho.
“Metade do que as pessoas estão a comprar já é transacionado via Internet porque confiam cada vez mais nas marcas. Acho que é o futuro.” Para já a Craft Clothes, empresa portuguesa com produtos exclusivamente nacionais, está a procurar a sobrevivência e tem a ajuda do mundo digital.
__________________________________________________________
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.