Raffaele Sidoni faz parte da segunda geração da empresa com o mesmo nome. A Sidoni surgiu em 1992, em Fafe, pelas mãos do pai e dedica-se ao comércio e distribuição de ferramentas em Portugal e nos países africanos de língua oficial portuguesa.
Raffaele é um dos muitos empresários que já frequentaram a formação sobre Comércio Digital que a Associação da Economia Digital está a promover em todo país. O tema interessou-o porque a empresa que lidera tem presença online há dez anos. Essa experiência tem permitido ao empresário perceber as necessidades dos diferentes clientes para ganhar mercado.
“Temos a pessoa que vai procurar online aquilo que não encontra no mercado tradicional. Depois temos quem quer comprar uma determinada marca e já conhece o produto que deseja, e com esses dados vai para a internet procurar o melhor preço e a entrega mais rápida.”
A Sidoni tem colaboradores dedicados às vendas online. Apesar da “máquina estar oleada”, Raffaele Sidoni garante que a transformação digital não terminou. “Ter presença online acaba por ser um desenvolvimento contínuo. Acredito que o próximo passo será a inversão do processo. Hoje em dia nós esperamos que o consumidor vá atrás do produto. O que vai acontecer muito em breve é sermos nós a oferecer o produto ao cliente, tendo em conta os hábitos de vida e a atividade profissional”.
Para os novos empresários, Raffaele Sidoni aconselha a aposta no comércio digital: “Todos os negócios têm espaço e só têm a ganhar.”
__________________________________________________________
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.