O setor automóvel é, desde sempre, a principal atividade de João Silva. Nos anos 1990 fundou em parceria com outro sócio a Escape Cávado Reparação de Automóveis Lda, no concelho de Barcelos. No final do ano passado decidiu enveredar sozinho por uma área de negócio mais específica.
“Inicialmente fazíamos a reparação e a montagem de escapes e serviços rápidos. Agora, estamos a evoluir para o negócio de reparação e venda de caixas e bombas de direção elétricas, mecânicas e hidráulicas”, explica o mecânico-empresário, que participou numa ação de formação da Associação de Economia Digital sobre a tendência dos negócios digitais.
O enquadramento social e económico e os conhecimentos adquiridos levaram João Silva a criar um site na internet e a aproveitar a nova vaga do comércio eletrónico. “Vamos divulgar e vender os produtos que estamos a reconstruir para aumentar o volume de vendas da empresa e projetá-la no futuro.”
O empresário de Barcelos vê na internet um veículo para expandir o negócio e adquirir novos clientes. “É uma plataforma fundamental para melhorar a evolução das empresas. O futuro passa por aí. Atualmente, através dos telemóveis, as pessoas já conseguem fazer tudo. Cada vez mais se passa tempo na internet a fazer pesquisas, compras com a facilidade dos pagamentos eletrónicos, etc. Este é o caminho.”
Como tantas de norte a sul, a empresa de João Silva está a passar por um processo de transformação em que a presença digital tem um papel forte na divulgação do novo negócio e dos novos serviços automóveis.
__________________________________________________________
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.