Webinar ACEPI: "E agora, qual o futuro do e-Commerce em Portugal?"

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Webinar ACEPI: "E agora, qual o futuro do e-Commerce em Portugal?"

 

Nos últimos meses as pesquisas na área do comércio eletrónico e o volume de compras online cresceram significativamente. Como podem as empresas aproveitar estas novas oportunidades? O webinar promovido, esta quarta-feira (22 julho), pela ACEPI com a Capgemini abordou a temática, numa perspetiva prática, com dicas e estratégias a aplicar.

 

Com a mudança de paradigma imposta pela pandemia de covid-19, assistimos a uma verdadeira transformação digital, onde os portugueses não só aderiram em massa às compras online, como também aos pagamentos digitais e às entregas ao domicílio. O contexto mudou e as estratégias de negócio têm de ser revistas.

 

É neste cenário que a ACEPI e a Capgemini se juntaram para debater online o futuro do e-Commerce em Portugal, com alguns dos principais players do setor a partilharem as suas visões, experiências e perspetivas para o futuro.

 

A agenda contou com uma intervenção de Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, na abertura e uma mesa redonda onde se discutiram os impactos, oportunidades e (novas) estratégias face à nova situação que vivemos. No debate participaram André Vieira, eCommerce and Digital Director da Auchan, Nélson Santos de Brito, Client Experience Director da Luz Saúde, Patrícia Santos, Retail & Sales Director da Delta Q, Paula Figueiredo, Customer Management & Market Research Director da Worten e Miguel Mancellos, Head of DCX Practice da Capgemini.

 

A experiência do utilizador, bem como o apoio ao cliente/serviço pós-venda foram assuntos bastante focados por todos os convidados, considerando estes dois temas basilares para o sucesso de qualquer projeto de comércio eletrónico.

 

A automatização de processos, assim como do marketing, no sentido de conhecer melhor o cliente, foi outra grande diretriz apontada pelos especialistas, uma vez que o grande objetivo de todas as marcas é otimizar o máximo possível a experiência dos seus consumidores, tornando-a eficaz e eficiente. Além disso, outros dois fatores mencionados pelos experts para alavancar negócios na internet foram a inovação e a diferenciação, que podem contribuir para obter vantagens competitivas face a concorrentes, melhorando a performance das respetivas empresas.

 

Miguel Mancellos, Head of DCX Practice da Capgemini, reforçou a importância das ferramentas digitais para a necessidade de ajuste a uma nova realidade: “O processo de venda mudou. Este era um processo muito relacional, presencial e pessoal. Ora, agora isso acabou. Neste momento fazemos vendas através de conference calls, Linkedin... Tivemos de adaptar os nossos processos comerciais ao contexto atual”, referiu.

 

O orador ressalvou também que existem neste momento recursos humanos que continuam em teletrabalho, mas que a dinâmica de trabalho em nada tem sido afetada por isso: “todos os desafios têm sido ultrapassados com sucesso”, garantiu. Além disso, o diretor da Capgemini revelou que existem, neste momento, quadros na empresa que foram recrutados digitalmente e ainda não estiveram presentes nos escritórios da tecnológica, desenvolvendo a sua atividade, deste modo, remotamente.

 

O webinar E agora, qual o futuro do e-Commerce em Portugal? é o segundo evento online promovido, no contexto da pandemia de covid-19, pela ACEPI e a Capgemini, e o objetivo é envolver empresas digitalmente mais maduras. A gravação do evento está disponível para visualização neste link.

 

Por sua vez, para negócios que estão a dar os primeiros passos no digital, a ACEPI está a realizar no âmbito do Programa Comércio Digital, um ciclo de 30 webinars até 2021 sobre os principais temas, tendências e boas práticas online. A participação é gratuita e a agenda pode ser consultada aqui.

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

logosfooter_patrocinadores-master.png

Patrocinadores principais:

logosfooter_patrocinadores-principais.png

Patrocinador:

logosfooter_patrocinador.png