O Roadshow do Comércio Digital marcou presença, esta quarta-feira, em Alvaiázere, com o objetivo de sensibilizar os empresários e comerciantes da região para o online, em parceria com a Associação do Desenvolvimento Empresarial do Concelho de Alvaiázere (ADECA).
Leandra Garcez, presidente da ADECA, abriu a sessão com o apelo para a utilização destas plataformas digitais: “o objetivo é levar o nosso negócio mais além e entrar nesta rede digital e comercial, que fomenta e desenvolve a economia local do concelho e da zona”, afirmou.
"O Programa Alvaiázere + tem como finalidade apoiar todas as empresas com sede no concelho e tem especial atenção para estas temáticas do digital”. As palavras são de Célia Marques, presidente do Município, que, na sua intervenção, alertou para a necessidade de os empreendedores locais apostarem nestes meios digitais para alavancarem os seus negócios.
O evento prosseguiu com António Teixeira, coordenador do Programa da Associação da Economia Digital (ACEPI), com um enquadramento sobre o estado de arte atual desta realidade no nosso país, sublinhando que “não há receitas universais para nenhum negócio e todos se devem adaptar a este novo mundo digital”, defendeu.
António Teixeira apresentou os mais recentes dados e estatísticas sobre a economia digital, dotando os participantes de informação contextual que pode ser aplicada e aproveitada no quotidiano laboral das empresas.
Para o especialista, “as tendências do digital devem ser observadas e seguidas atentamente pelo setor do comércio e serviços”, disse, questionando ainda “os portugueses compram mais na China, Espanha e Reino Unido. Se existissem websites de comércio eletrónico em Portugal que suprissem estas necessidades e procura, não seria provável que comprássemos mais aqui, no nosso país?”, interrogou.
A iniciativa contou também com uma curta formação sobre estratégia e marketing digital ministrada por Pedro Garcia, empresário e professor na área.
O formador deu dicas, sugestões e noções sobre presença e ferramentas digitais, reforçando que “não devemos descurar as necessidades dos nossos clientes e potenciais clientes no espaço físico e é obrigatório pensarmos e ajustarmos essas mesmas necessidades para o digital”, reiterou.
Segundo Pedro Garcia, “o marketing e a comunicação são áreas muito comportamentais, sendo que é muito importante conhecer o perfil do cliente de forma profunda, pois é estritamente necessário sabermos para quem estamos a passar a mensagem e quem queremos atingir”, garantiu.
No final, especialistas e parceiros do Programa, juntaram-se para debater a evolução do mercado digital, bem como para esclarecer questões e dúvidas da plateia.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
__________________________________________________________
Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/
19.02.2020