O Roadshow do Programa Comércio Digital continua a percorrer Portugal e, esta terça-feira, parou no Porto, para uma sessão bastante participada, que se realizou na ANJE e foi promovida pela ACEPI em parceria com Instituto da Empresa – IAFE.
Na abertura do evento, José Campos e Matos, Presidente do Conselho de Administração da ANJE, referiu que “o meio físico e o digital complementam-se, como no caso da Amazon que recentemente abriu uma loja física” e alertou que “a inovação no tecido empresarial passa pela disrupção digital”.
Perante uma plateia com quase uma centena de participantes, António Teixeira, coordenador do Programa Comércio Digital, afirmou que “ estatisticamente, as empresas que investem na Internet vendem mais e exportam mais, ou seja, têm maior capacidade de internacionalização".
O coordenador acrescentou ainda que é necessário contrariar a ideia que uma loja física tem, obrigatoriamente, que migrar para o online, uma vez que “que os fenómenos de showrooming e webrooming crescem exponencialmente, assim como as pesquisas perto de mim no Google”, informou também.
A sessão integrou uma formação sobre Marketing Digital ministrada por Eduardo Sampaio, consultor na área, que relembrou que “não estamos a tratar do futuro, mas sim do presente”, para chamar a atenção das empresas sobre a importância da presença online, sobretudo nos negócios.
Além de partilhar conhecimentos técnicos sobre o tema, o especialista em Marketing Digital ensinou também os participantes a ativar o Voucher 3 em 1, oferecido pelo Programa Comércio Digital. Este permite às empresas obter gratuitamente, durante um ano, um domínio .pt, caixas de e-mail profissionais e ainda acesso a uma ferramenta para a construção e alojamento de um website.
A sessão terminou com um debate sob o mote “Comércio Digital: Oportunidade para as PME portuguesas”, no qual se abordaram questões como a relevância do digital, pagamentos online e digitais, transporte e logística.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
Entre as várias iniciativas do Programa, está um Roadshow que está a percorrer o país, para realizar 150 sessões, com o objetivo de capacitar negócios online.
_________________________________________________
Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/
09.04.2019