Os Pagamentos Digitais no e-commerce foram o mote da segunda Talk sobre Economia Digital, organizada pela ACEPI - Associação da Economia Digital e IDC, com o apoio do Comércio Digital.
Uma agenda iniciada com as boas vindas por parte de Alexandre Nilo Fonseca, Presidente da ACEPI e Gabriel Coimbra, Group Vice President and Country Manager na IDC.
Na primeira parte da sessão, com o tema "2021: o ano da grande transição dos Pagamentos no Comércio Digital" esteve em análise a importância de oferecer ao consumidor online diferentes modalidades de pagamento.
"A experiência do pagamento em ecommerce é crítica", defendeu na sua apresentação Thomas Zink, Research Director da IDC. É preciso dar ao cliente a possibilidade de escolha do meio de pagamento, simplificar o check-out para evitar carrinhos abandonados e, ao mesmo tempo, garantir máxima segurança, resumiu.
Num momento em que a aceleração do Comércio Digital altera significativamente a escala das operações e a adoção da nova legislação de Autenticação Forte do Cliente (SCA – Strong Customer Athentication) provoca impactos operacionais significativos, Paula Alves — Board Member, ACEPI, moderou o debate em torno de novas soluções de pagamento disponíveis no mercado e do seu impacto sobre os comerciantes portugueses, contando com a presença de Margarida Rodrigues, Customer Payments Manager na Sonae, Rita Lourenço, Head of Cards & Payments no Millennium BCP e Tereza Cavaco, Head of Payment Systems Department no Banco de Portugal.
Entre as tendências que a pandemia de COVID-19 veio consolidar, Tereza Cavaco do Banco de Portugal destaca os pagamentos com cartão como meio preferencial dos portugueses (85% usa maioritariamente esta modalidade), com mais contactless, e o aumento dos pagamentos online. As transações efetuadas através de MB WAY continuam também a registar um aumento, tanto nas compras físicas como nas compras online.
Para Rita Lourenço do Millenium BCP, atualmente o desafio da banca reside, por um lado, em disponibilizar aos comerciantes, sobretudo os de pequena e média dimensão, incluindo os que só têm loja física, soluções simples e fáceis de implementar, que possibilitem, por exemplo, receber pagamentos online/ à distância, e por outro, contemplar as necessidades e expetativas de diferentes grupos de utilizadores.
Na segunda parte da sessão, a discussão centrou-se precisamente na "Inovação nos Pagamentos como alavanca de eficiência no Comércio Digital".
Tendo como ponto de partida o crescimento significativo dos pagamento digitais, o pontapé de saída coube a Teresa Mesquita da SIBS, que apontou o surgimento de novos métodos e plataformas de pagamento, como os pagamentos por QR Code e NFC ou o Open Banking, como indicador de que é possível, através da tecnologia, tornar as transações ainda mais rápidas, seguras e eficientes.
Moderado por Paulo Vila Luz da ACEPI, o segundo debate com o tema "A inovação nos Pagamentos como alavanca de eficiência no Comércio Digital" contou com a participação de Telmo Gaspar, Controller na La Redoute Portugal, Tiago Oom, Head of Merchant Acquirng na Unicre e Victor Martins Ferreira, Digital Bank Manager na CGD.