"É uma realidade para a qual temos vindo a alertar os nossos associados e empresas do setor”, revelou Neli Valkanova, Secretária Geral da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN).
“O setor automóvel não pode ficar para trás nesta corrida digital”, defendeu.
Foi este o mote com o qual a sessão do Comércio Digital se iniciou, esta sexta-feira, na Expomecânica 2019, na Exponor - Feira Internacional do Porto.
António Teixeira, coordenador do Programa Comércio Digital, alertou para o facto de “mais de um terço dos portugueses fazem compras online na China, em sites chineses”, afirmou. Segundo o coordenador do programa da ACEPI, “há uma mudança que tem de ser imprimida para quem pretende desenvolver a sua empresa e o seu negócio”, disse, uma vez que “cerca de sessenta por cento das pequenas e médias empresas portuguesas não têm qualquer presença online”.
“Há cada vez mais registos de domínios .pt e a procura por estes domínios tem aumentado”, referiu, sublinhando que “ter um website .pt é sinónimo de credibilidade e prestígio”.
A sessão seguiu com a formação de Afonso Telles Varela, empresário e consultor em Marketing Digital. “Hoje em dia um consumidor antes de comprar um produto, vai pesquisar toda a informação sobre o mesmo à Internet”, explanou.
O formador realçou a importância de estar online para as empresas do ramo automóvel e mostrou ferramentas e plataformas que podem ajudar os empresários nesta demanda.
No encerramento, os parceiros do Comércio Digital discutiram com os participantes a proximidade com o cliente, as vantagens da digitalização e o futuro dos negócios digitais no setor automóvel.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
_________________________________________________
Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/
03.05.2019