Programa @tualiza-te em Valongo quer apoiar a transição digital do comércio local

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Programa @tualiza-te em Valongo quer apoiar a transição digital do comércio local

 

O Centro de Cidadania Digital de Valongo, no âmbito da iniciativa Switch to Innovation, acaba de lançar a 1ª edição do programa @tualiza-te, dirigido a pequenos comerciantes sem presença online e jovens do concelho, com a missão de apoiar a transição destes negócios para o digital.

@atualiza-te.png

O programa integra um plano de formação certificada em marketing digital (275 horas) para residentes com idades entre os 18 e os 35 anos, e inclui o acompanhamento personalizado – e gratuito – junto de comerciantes que pretendem digitalizar os seus negócios. O objetivo é criar sinergias na comunidade, impulsionado por um lado, a digitalização do comércio local e, por outro, a aquisição e certificação de competências digitais.

 

Os melhores projetos de transição digital serão reconhecidos e premiados em junho de 2021.

 

O @atualiza-te é uma das várias iniciativas integradas no Switch to Innovation, que tem como missão impulsionar o ecossistema digital de Valongo.

 

A génese do Switch to Innovation é o Centro de Cidadania Digital de Valongo (localizado em Ermesinde), operacionalizado pela Organização Não-Governamental CDI(Center of Digital Inclusion) Portugal em parceria com a Câmara Municipal de Valongo, que é o investidor social desta iniciativa conjuntamente com o Portugal Inovação Social.

 

OUTROS PROJETOS

 

::: TRANSFORMA TI ::: 3ª Edição  (dezembro 2020 até junho 2021)

Para jovens dos 16 aos 35 anos, uma experiência intensiva de 8 passos no ciclo de criação de um produto, para que transformem as suas ideias - que querem mudar pequenos pedaços do mundo - em soluções tecnológicas. No final, no Demoday que será em junho, as 6 melhores soluções tecnológicas serão premiadas pela Câmara Municipal de Valongo. 

 

::: You to Innovation (de fevereiro a junho 2021)

Para todos os que sempre quiseram ser influenciadores digitais e transformar a sociedade com as suas ideias, em particular, com o Youtube.  

 

::: Startup Weekend (maio 2021)

 Em apenas 54h (um fim-de-semana) qualquer pessoa tem o desafio de validar uma ideia de negócio. Enquanto aprendem a criar uma empresa, terão oportunidade de conhecer os/as melhores mentores/as, investidores/as, cofundadores/as e patrocinadores/as que estarão prontos para ajudá-los a começar.

 

__________________________________________________________

 

::: Sobre o Centro de Cidadania Digital de Valongo :::

 

O Centro de Cidadania Digital de Valongo (CCD) é o resultado de um novo conceito de smartcities onde os próprios cidadãos, de forma colaborativa, apropriam-se das ferramentas digitais e propõem soluções para a sua comunidade, tornando a cidade mais inteligente, mais humana e mais participativa.


O CCD no concelho de Valongo está localizado em Ermesinde (ao lado da Loja do Cidadão) e é operacionalizado pela Organização Não-Governamental CDI Portugal (Center of Digital Inclusion) – cuja missão é a inclusão social e inovação digital –, em parceria com a Câmara Municipal de Valongo. Já se encontra na sua 3ª Edição (2019/2020) e foi inaugurado oficialmente em abril de 2018.

 

 

::: Sobre o Switch to Innovation :::

 

O Switch to Innovation quer alcançar uma mudança digital para Valongo, interligando e articulando todos os cidadãos e entidades do concelho.

 

O objetivo é criar um ecossistema digital, aproximando todas as pessoas da tecnologia para que se tornem mais criativas e colaborativas, demonstrando, de forma prática, a pertinência da utilização da tecnologia como meio para a resolução de problemas individuais e coletivos.

 

O projeto integra uma vertente de inovação social focada na promoção de responsabilidade social em jovens e cidadãos de grupos vulneráveis e não vulneráveis, na educação para a cidadania, no empreendedorismo social, promovendo motivações e ambições futuras, com uma melhor educação e emprego.  

 

Para isso, o Switch to Innovation mantém parcerias com a maior associação mundial de realidade virtual e aumentada, a VR/AR Association (VRARA), com a Bliss Aplicationsreferência no desenvolvimento de software em Portugal e ainda com a IBM e com a AB Consulting, garantindo o acesso a conteúdos tecnologicamente mais avançados, abrindo novas oportunidades e perspetivas.

 

 

::: Sobre o CDI Portugal :::

 

O CDI (Center of Digital Inclusion) é uma organização não-governamental de inclusão e inovação social e digital, com presença internacional.

 

Em 2020, o CDI Portugal, no âmbito do seu projeto Apps for Good Portugal, um recebeu o Prémio da UNESCO – Hamdan de Boas Práticas e Desempenho Exemplar na Melhoria da Eficiência dos Professores. Em 2014, foi considerado uma das 85 melhores empresas para o mundo, segundo a lista “B Corp Best for Communities”, publicada anualmente pelo B Lab.

Em 2011 e 2012, foi nomeado como uma das 100 melhores ONGs do mundo pelo Global Journal.

 

A missão do CDI prende-se com a inclusão e inovação social e digital através de projetos que promovem a literacia digital e o exercício da cidadania, de maneira a que os cidadãos usem as tecnologias na resolução dos seus problemas e desafios da comunidade e do mundo.

 

16.01.2021

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2.png (1)

Patrocinador:

patrocinador_novo_2020_2.png