Pagamento e checkout rápido e seguro em e-commerce são fundamentais na experiência de compra

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Pagamento e checkout rápido e seguro em e-commerce são fundamentais na experiência de compra

 

mastercard_novo.png

Estudo da Mastercard mostra que 54% dos portugueses estão a fazer mais compras online do que nunca.

 

Um estudo da Mastercard realizado em 15 países europeus, incluindo Portugal, entre os dias 4 e 11 de maio de 2020, revelou que as compras online superaram todas as expetativas desde que se iniciaram os períodos de confinamento em toda a Europa.

 

Segundo os dados obtidos no estudo para o nosso país, mais de metade dos portugueses (54%) estão a fazer mais compras online do que nunca e 30% refere mesmo que está a gastar mais dinheiro em experiências virtuais do que no início do ano. Entre essas opções de compra estão, por exemplo, as aulas de fitness (preferência de 33% dos portugueses), receitas de culinária (preferência de 40%) ou subscrição de canais de filmes (59%), para dar apenas alguns exemplos.

 

No domínio do entretenimento, as opções dos portugueses foram, ainda, para espetáculos de música online (49%), passatempos (46%), videojogos (36%), espetáculos de standup (34%) e visitas a museus ou lugares de interesse cultural (27%).

 

A generosidade também fez parte do dia-a-dia do confinamento dos portugueses, com 23% a afirmar que fez pelo menos uma doação online, sendo que 14% o fez pela primeira vez online.

 

Este período também foi aproveitado pelos portugueses para a aquisição de novas competências, através de cursos online, em áreas tão distintas quanto aprender a cozinhar (35%), aprender uma nova língua (21%), aprender a filmar (15%), a desenhar (13%), a programar em computador (12%), a fotografar (12%) ou, até, a aprender a dançar (11%) ou a tocar um instrumento (8%).

 

Ao nível dos bens essenciais de consumo, o estudo da Mastercard alinha com a tendência e revela que a compra online destes produtos também registou um aumento considerável, com 42% dos portugueses a confirmar que passou a adotar esta modalidade durante o período de confinamento.

 

A pesquisa da Mastercard revelou, ainda, que os hábitos de compra online espelham os comportamentos da vida real, com 95% dos portugueses a afirmarem que usam o seu tempo à procura das melhores oportunidades e preços mais baixos. Por outro lado, 73% dos portugueses revela que o preço é o elemento mais importante na decisão de compra e os mesmos 73% dizem que chegam a criar listas de compras, mas que depois não as concretizam na íntegra. 56% considera, ainda, que a velocidade é o fator mais importante nas compras online e 41% sublinha que, nas compras online que faz, se mantém fiel às lojas físicas onde habitualmente faz as suas compras.

 

Do ponto de vista da segurança online, 95% dos portugueses revelam preocupação com as fraudes ou os “esquemas”, mas 93% afirma ter cuidado na forma como faz compras online. Ou seja, 83% diz que antes de comprar vai à procura de “reviews”, 80% só faz compras em lojas que conhece e 36% chegam mesmo a contactar a loja antes de efetuarem a compra.

 

Paulo Raposo, Diretor Geral da Mastercard em Portugal, destaca que "nos estamos todos a adaptar a uma nova forma de viver e estamos compreensivelmente a comprar mais online e não apenas ao nível dos bens essenciais. Também as experiências virtuais demonstram a mudança nos nossos hábitos, seja para assistir a um filme ou a uma aula de fitness. Os tempos difíceis porque passamos também fazem sobressair o melhor de nós e, o melhor exemplo, está no aumento das doações online. Muito relevante é, ainda, o número impressionante de pessoas que decidiu adquirir novos conhecimentos e a querer saber gerir o seu dia-a-dia online. Agora, mais do que nunca, as pessoas precisam de ter acesso à economia digital e todos nós na Mastercard estamos constantemente a trabalhar para tornar a experiência de compra online mais simples, perfeita e segura para todos, quer estejamos a comprar bens essenciais ou experiências."

 

 

::: Dez das experiências mais populares em confinamento :::

 

- 85% fazem regularmente chamadas de vídeo com familiares, amigos e colegas de trabalho

- 59% têm uma subscrição de TV/filme online como Netflix ou Amazon Prime Vídeo, Disney+

- 49% assistem concertos de música online

- 46% fazem quizzes online

- 40% assistem a aulas de culinária ou seguem receitas on-line

- 36% jogam videojogos online

- 34% assistem a comédias ou standups online

- 33% participam em aulas de fitness virtual

- 27% visitam museus ou locais de interesse on-line

- 26% aprendem um novo idioma online

 

 

::: Dez dos produtos mais populares em confinamento :::

 

- Livros (30 %)

- Utensílios de cozinha (21 %)

- Tinta capilar (16 %)

- Computadores/equipamentos (16 %)

- Jogos de tabuleiro (13 %)

- Puzzles (12 %)

- Almofadas (12 %)

- Máquinas de cortar cabelo (11 %)

- Artes e ofícios (10 %)

- Purificadores de Ar (8 %)

 

 

::: Recomendações da Mastercard para poder manter-se seguro online :::

 

Escolha páginas web seguras: Pague apenas através de uma página web segura. As páginas seguras começam com 'https' e apresentam um símbolo de cadeado bloqueado no navegador;

 

Mantenha os seus dados seguros: Nunca envie os dados do seu banco ou cartão de crédito via email, mensagem de texto, redes sociais ou chamadas telefónicas não verificadas;

 

Atualize a sua proteção de segurança: Certifique-se de que atualiza a sua proteção de segurança para qualquer dispositivo com o qual planeie fazer compras, seja o seu telemóvel, portátil ou tablet;

 

Confie no seu instinto: Se vir uma oferta online que parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é. Faça sempre a sua pesquisa se não tiver a certeza.

 

 

::: Sobre o estudo :::

 

A Mastercard recorreu à Fly Research, uma empresa independente de estudos de mercado, para realizar este estudo, o qual contou com uma amostra representativa de 12.500 pessoas de ambos os sexos, maiores de 18 anos, residentes em 15 países. O estudo foi realizado entre os dias 4 e 11 de maio de 2020.

 

 

Saiba mais em www.mastercard.pt

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png