Mais de 90% dos utilizadores de internet portugueses da geração Z e da geração Y afirmam ter o hábito de fazer compras online.
É entre as classes mais jovens que estão os portugueses que mais compram online, com 92% da geração Z e 90% da geração Y a assumirem esse hábito, aponta a Marktest. Na geração X e nos ‘baby boomers’, os hábitos de compra online recuam para os 52% e os 35%, respetivamente, acrescenta a Marktest, que revisitou dados do Bareme Internet e os do Barómetro E-Commerce, a propósito do Dia Mundial da Internet, assinalado a 17 de maio último.
A análise indica que 81% dos portugueses acederam regularmente à internet em 2022. Neste universo estão praticamente 100% dos portugueses da geração Z, com idades compreendidas entre os 15-24, e da geração Y, que têm entre 25 e 44 anos. Nas idades seguintes, os valores de acesso online recuam para uma média de 84% na geração X, com idades compreendidas entre os 45 e os 64 anos.
Destaque para o número de portugueses com mais de 65 anos que acede regularmente à internet, que praticamente duplicou nos últimos cinco anos.
No que diz respeito aos hábitos de navegação online por estratos sociais, o Bareme revela que a classe D foi aquela que apresentou o maior volume de crescimento no acesso à internet nos últimos cinco anos, crescendo dos 28% em 2018 para os 49% em 2022. Nas restantes classes sociais, os indicadores médios de acesso mantêm-se elevados, oscilando entre os 99% na classe A-B, os 96% na classe C1 e 88% na classe C2.
Olhando para a forma como os portugueses acedem à internet, o estudo conclui que 100% da geração Z, que acede regularmente à internet, usa o telemóvel para estar online. O valor recua para os 98% na geração Y e cai para os 81% na geração X. Entre os portugueses com mais de 65 anos, apenas 35% dos que acedem à internet dizem fazê-lo através de smartphones.
19.05.2023
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