Já se encontram abertas as inscrições para o Dia das Compras na Net 2020, iniciativa promovida anualmente pela ACEPI. Entre os primeiros aderentes contam-se algumas das principais marcas do comércio online em Portugal.
Artvision; Continente Online; Cosmopolitime – Relógios e Jóias; El Corte Inglés; FNAC; Fábrica Lusitana; La Redoute; Livraria Bertrand; Loja Verde Online/Sporting; Leroy Merlin; Malouma Store; MEO; Mercadão; MO; Moviflor; Mr. Sunglasses; NetNBuy.com; Pereirinha Ourivesarias; Perfumaria Douglas; Pestana Hotels; Pormenor Original; Sephora; Staples; Wegho; Wook; Worten; e Zippy são as primeiras empresas confirmadas para a edição deste ano, que decorre no dia 23 de outubro, das 00h00 às 23h59.
O Dia das Compras na Net (DCN) agrega, todos os anos, várias centenas de websites e lojas de e-commerce das mais importantes marcas nacionais - muitas delas associados e empresas do Diretório ACEPI. Traduz-se numa ampla ação de promoções e descontos na internet que dura 24 horas, abrangendo portes gratuitos, descontos, vouchers e promoções de produtos específicos.
Para participarem no Dia das Compras da Net 2020, os operadores de comércio eletrónico com atividade em Portugal devem ir a https://dcn.portugaldigitalweek.pt e inscrever-se, selecionando o botão INSCREVA A SUA LOJA na página de entrada. Para isso, basta preencher o formulário online, juntar um ficheiro com o logotipo da marca e efetuar a submissão.
O evento agrega 16 categorias de produtos: Alimentação & Bebidas; Casa & Decoração; Desporto & Cultura; Moda & Acessórios; Saúde, Bem-Estar & Beleza; Serviços para Profissionais; Tecnologia & Eletrodomésticos; Petshop; Serviços Financeiros; Transportes & Mobilidade; Livros, Papelaria & Escritório; Viagens & Turismo; Hotelaria & Restauração; Media & Entretenimento; Telemóveis & Telecomunicações; e Outros.
A edição 2020 está também associada a uma campanha especial, com benefícios exclusivos para os lojistas que, além de participar no DCN, pretendam tornar-se associados da ACEPI. Pode encontrar mais informação a partir deste link.
Sendo uma iniciativa que decorre online, todas as ações de suporte e promoção do Dia das Compras na Net focam-se no digital, incluindo um website e uma página de Facebook dedicados. Todas as marcas inscritas recebem automaticamente nas suas caixas de email um link para acesso a um kit com suportes gráficos e outros materiais de comunicação. O objetivo é facilitar a divulgação da sua participação.
Recorde-se que o DCN está integrado no certame anual mais emblemático da ACEPI, a Portugal Digital Week, que este ano terá lugar de 19 a 23 de outubro, e que contará com um alargado leque de iniciativas em formatos mais inovadores, disruptivos e digitais do que nunca, nomeadamente:
· Estudo da Economia Digital em Portugal: 19 de outubro
· Roadshow Nacional Portugal Digital: 19 a 23 de outubro
· Portugal Digital Summit’20: 19, 20, 21, 22 e 23 de outubro
Para impulsionar o crescimento do ecommerce em Portugal, a ACEPI tem ainda em curso o Programa Comércio Digital, uma iniciativa cofinanciada pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, que visa capacitar e apoiar a digitalização de 50 mil micro, pequenas e médias empresas do setor do comércio e serviços.