“Este roadshow e programa têm uma importância vital para os dias que correm”. Foi com esta ideia que Xavier Ferreira, presidente da Associação Comercial e Industrial de Famalicão, abriu a vigésima sessão do Comércio Digital, esta quarta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.
“Se não abraçarmos estes novos desafios, enquanto empresários corremos o risco de ficar para trás”, disse.
Augusto Lima, vereador da economia e empreendedorismo da Câmara Municipal de Famalicão, lembrou que Famalicão é “um concelho predominantemente industrial" e que, também por isso, "a cidade tem potencial acrescido no âmbito do comércio digital”, defendeu. "Trata-se de uma oportunidade tremenda”, assinalou na sua intervenção.
“O online não deve ser encarado pelas empresas como uma ameaça, mas sim um desafio”, reforçou António Teixeira, coordenador do programa da ACEPI, destacando o trabalho que a associação desenvolve, particularmente no que diz respeito ao estudos sobre economia digital.
“Todos os indicadores nos dizem que o volume de negócios do comércio digital vai aumentar de ano para ano. Ora, as empresas devem olhar para esta questão de forma séria”, revelou. “Os empresários devem tentar captar parte destes valores e ser parte integrante da economia digital”.
Afonso Telles Varela, consultor e empresário especializado em estratégias digitais e e-commerce, dinamizou ainda uma curta formação sobre o tema, com o objetivo de capacitar os presentes sobre as melhores práticas na área.
O formador apresentou aos participantes a Academia Comércio Digital, plataforma onde são disponibilizadas videoaulas gratuitas para que empresas e empresários possam entender melhor algumas das tendências da nova realidade digital.
O evento terminou com um debate que juntou parceiros, patrocinadores e o formador do programa. Discutiram-se temáticas que abrangem o comércio online de uma forma global e integrada, como, por exemplo, sistemas de pagamento digitais, transporte e logística, cibersegurança e bons exemplos de marketing digital, bem como técnicas e ferramentas que ajudem os empresários e comerciantes a digitalizar os seus negócios.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
_________________________________________________
Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/
29.05.2019