“Temos de estar atentos a tudo o que envolve o comércio digital”. Foi com esta ideia que Pedro Tavares, Presidente da NERGA (Associação Empresarial da Região da Guarda), abriu a sessão oficial do Programa Comércio Digital, que esta terça-feira se realizou na Guarda.
“O distrito da Guarda quer estar presente na evolução que se tem verificado nesta área”, afirmou.
A sessão continuou com a intervenção de António Teixeira, num enquadramento sobre economia digital em Portugal e no mundo.
Para o coordenador do Programa da ACEPI, é óbvia a importância da presença online para todos os negócios, como por exemplo nos setores da Hotelaria, Restauração e Turismo, visto que “no planeamento e realização de uma viagem, qualquer turista realiza no mínimo 400 momentos digitais”, explanou.
Desses momentos “87% são feitos em smartphone/mobile”, contou, destacando a crescente relevância que os dispositivos móveis assumem no plano digital.
Afonso Telles Varela, formador e empresário na área do Marketing Digital, partilhou com os participantes conhecimentos, dicas, ideias, ferramentas e sugestões para as empresas tirarem partido de uma presença online mais profissional, atenta e cuidada.
Já Paulo Lopes, Business Manager da SIBS, alertou os empresários que pretendam apostar na digitalização dos seus negócios sobre a importância de perceber as especificidades do meio online e dos consumidores digitais: “abrir uma loja online é exatamente igual a abrir uma loja física, apenas com mais pessoas e mais tráfego e, por isso, é preciso saber como captá-los”, relembrou.
No final, num debate interativo com a audiência, António Teixeira incentivou ainda os empresários e comerciantes da região a ativarem o voucher 3 em 1 do Comércio Digital, usufruindo, de forma gratuita e durante um ano, de um domínio. PT, conta de email profissional e ferramentas para alojamento e construção de um website. Segundo o coordenador do Comércio Digital “um website é uma porta muito importante para qualquer negócio” e não só nos casos em que as empresas pretendem vender online os seus produtos.
“O website serve para duas coisas: vender ou gerar leads, isto é, dar visibilidade a um negócio nas pesquisas da internet, gerando mais contactos e mais procura”, reiterou.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
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30.04.2019