O TripAdvisor é uma das maiores plataformas de recomendações e avaliações no que diz respeito a viagens, hotéis e restaurantes. Além de ser um grande diretório de empresas do setor, funciona como um ranking que permite ao consumidor deixar a sua opinião sobre o serviço prestado.
Durante o período de pandemia, o site esteve atento às necessidades dos proprietários e dá algumas dicas do que pode ser feito para minimizar os efeitos para os negócios desta área. Fique a saber quais.
1. Desenvolva um plano de ação: Faça uma análise da sua região e de como os outros negócios estão a reagir. Tenha em conta as orientações das organizações governamentais e das autoridades sanitárias. Pense estrategicamente e, de acordo com as indicações dos organismos competentes, defina que medidas pode adotar.
2. Apoie a sua equipa, uma prioridade para o seu negócio: Nestes momentos, é importante colocar os funcionários em primeiro lugar. Se alguém apresentar algum sintoma ou tiver viajado para uma área de risco, oriente a pessoa a ficar em casa. Se houver funcionários que podem trabalhar remotamente, como os responsáveis por pagamentos, tarefas de marketing e outras atividades administrativas, permita que assim seja.
3. Informe os seus clientes e comunique com eles: A sua mensagem deve ser ouvida por aqueles que estiveram sempre a seu lado e confiaram em si, os seus clientes. E como pode fazer chegar a estratégia do seu plano de ação até eles? No seu website, e-mail ou nas redes sociais, comunique as ações tomadas para lidar com a situação atual e as mudanças nas suas operações, como as medidas de limpeza mais rigorosas, baixa médica remunerada para os seus funcionários ou o encerramento temporário de portas. Primeiro, informe de forma clara e objetiva o que está diferente do habitual funcionamento da sua empresa. Fale de forma aberta e sincera com o seu público, uma vez que as pessoas estão assustadas com a situação e ainda estão em processo de aprender a mudar com as mudanças drásticas, impostas pelo vírus no estilo de vida de cada um.
4. Mais canais de comunicação, mais disponibilidade: Disponibilize o seu número de telemóvel ou crie um Whatsapp para falar com os clientes, esclarecendo as suas dúvidas. A sugestão é para que aumente o horário de atendimento no que concerne a estes meios de comunicação à distância, também.
5. Pense no futuro: Venda vouchers digitalmente, em segurança, para que os seus clientes possam usufruir da experiência que adquiriram no futuro.
6. Continue a monitorizar as avaliações ao seu negócio: As avaliações continuam a ser um recurso importante. As respostas do administrador também são uma boa maneira de informar a situação atual do seu restaurante e as medidas que estão a ser adotadas. Também recomendamos que monitore a secção perguntas e respostas e divulgue informações úteis, sempre que possível.
7. Take-Away e Entregas ao Domícilio: Se está a fazer take-away ou entregas ao domicílio, avise os seus clientes e inclua isso no perfil da sua empresa no TripAdvisor.
8. Atualização constante: É importante para todos sentirmo-nos ouvidos e atualizados nesta fase. Portanto, atualize os dados de contacto e disponibilize informações relativas ao seu negócio, medidas tomadas e receba também notícias por parte da plataforma, sempre que necessário.
9. Recursos úteis para restaurantes durante a crise causada pela COVID-19: Aceda a este link e mantenha-se informado.