Devido à Covid-19, há mais empresas portuguesas a apostar em ferramentas digitais como o email marketing, anúncios online e redes sociais.
Os dados fazem parte de um estudo conjunto da Multidados e da Guess What e indicam que 47,2% das empresas aumentaram o orçamento destinado a ações de marketing digital, enquanto 39,6% reconheceram ter substituído os meios publicitários por meios digitais nas suas ações de comunicação.
A análise da Multidados e da Guess What revela ainda que 74,2% das empresas inquiridas não têm um departamento de marketing dedicado, mas que os métodos de comunicação utilizados refletem o peso cada vez maior da digitalização. Email marketing (57,8%), social media ads (52,8%), redes sociais (38,0%), online ads (29,4%) e eventos (28,2%) são as ferramentas mais usadas pelos inquiridos.
Além disso, 68% das empresas afirmam que a COVID-19 teve muito ou bastante impacto nas operações das suas organizações. Mais, 59,8% das empresas que dispõem de lojas físicas afirmaram que o volume de vendas diminuiu, enquanto 31,2% das empresas que têm compras através de website próprio registaram uma queda de receitas.
Apenas 5% implementaram um sistema de entregas motivado pela Covid-19, sendo que 17,5% já dispunham desse sistema.
A informação apurada resulta de um estudo realizado telefonicamente e online, com uma seleção aleatória de empresas/atividades profissionais sediadas em Portugal, entre 15 de janeiro a 26 de fevereiro.
05.04.2021
__________________________________________________________
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.