COVID-19: Como manter o meu negócio aberto?

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COVID-19: Como manter o meu negócio aberto?

 

Por causa da pandemia de COVID-19, a internet está a transformar-se no principal elo entre negócios e pessoas, em especial as redes sociais e as app's de mensagens. A crise pode estar a abalar setores como o turismo, mas está também a proporcionar a marcas e empresas várias oportunidades de comunicação.

 

Mais que nunca, é fundamental estar conectado com o público certo no canal mais apropriado.  “Que produtos estão ainda disponíveis?”, “Vão continuar a prestar com normalidade os vossos serviços?”, “Como posso continuar a comprar?”, "Fazem entregas em casa?" ou "Que cuidados estão a ter para trabalhar em segurança?" são perguntas em relação às quais clientes e utilizadores esperam obter respostas.

 

Além de uma utilização relativamente simples, plataformas como o Facebook, o Instagram, o Messenger ou o WhatsApp podem ser, nesta fase, excelentes aliados do seu negócio, ajudando a posicionar rapidamente os seus produtos e serviços online.

 

Tendo como exemplo estratégias de marketing digital utilizadas na rede social Facebook, investir em posts com informação sobre o funcionamento atual do seu negócio é obrigatório. Explique como é possível encomendar/ comprar, se existe serviço delivery ou take away e que formas de pagamento à distância estão disponíveis. 

 

Já para vender, pode optar por uma de duas estratégias:  criar uma loja virtual para os seus produtos ou serviços, que pode estar integrada com o seu website, em marketpkace (saber mais sobre marketplaces), ou funcionar dentro do próprio Facebook (saber mais aqui sobre Facebook shop), ou aceitar encomendas diretamente através de aplicativos de mensagens instantâneas.

 

Comprar através do Messenger ou do WhatsApp é uma alternativa em alta, dada a facilidade com que estas aplicações permitem a transição para o digital. É um contacto próximo e personalizado, com possibilidade de interagir em tempo real, para esclarecer dúvidas e processar pedidos.

 

E no caso do seu negócio já ter uma vertente e-commerce? Nessa situação, pode utilizar as redes sociais para potenciar a comunicação com clientes ou potenciais clientes, através, por exemplo, de posts patrocinados no Facebook ou mensagens promocionais direcionadas no WhatsApp ou Messenger. Pode ainda utilizar estas plataformas para aumentar a conversão na sua loja online. O Instagram, por exemplo, permite-lhe mostrar produtos disponíveis com o tag “Comprar agora”, direcionando os seus clientes para o site da empresa, onde podem concretizar a compra.

 

E o melhor de tudo? Estes serviços são todos gratuitos. 

Por isso, aproveite as dicas e coloque já o seu negócio online. Na internet, o comércio não pára. 

 

Para saber mais sobre estatégias para negócios na internet, inscreva-se gratuitamente na Academia do Comércio Digitalwww.academiacomerciodigital.pt

 

 

 

 

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