Compra online com recolha em loja ganha entre as preferências dos consumidores portugueses

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Compra online com recolha em loja ganha entre as preferências dos consumidores portugueses

A compra híbrida, conhecida como phygital, está a ganhar destaque em Portugal, ao mesmo tempo que as compras em loja física caíram 20% em 2022 e 2023 face a 2021, aponta estudo da Adyen, plataforma global de tecnologia financeira.

 

Segundo os dados recolhidos no seu último Retail Report, 75% dos consumidores portugueses prefere ter a opção de compra online e recolher o produto na loja.

 

Já sobre o dispositivo em que escolhem para fazer as suas compras online, os portugueses, independentemente da idade, tendem a escolher o PC. Uma opinião partilhada pela Geração Z (80% dos consumidores inquiridos prefere este dispositivo), pelos Millennials (70%), bem como pelos Gen X (67%) e pela faixa etária entre os 52 e 65 anos (62%).

 

O telemóvel é a segunda opção de todas as gerações, com excepção da mais antiga, que opta pelas lojas físicas.

 

Já em relação à plataforma onde a compra é efetuada, prevalecem as páginas web, principalmente para a Geração Z (79%) e os Millennials (76%), seguidas das aplicações, com 6 em cada 10 jovens a escolher este meio, assim como 5 em cada 10 da Gen X. Já as redes sociais são apenas uma opção para 1 em cada 10 consumidores em todas as gerações.

 

Outro fator relevante para o consumidor português que faz compras na internet, diz respeito à localização física da marca, já que a maioria dos consumidores gosta de encomendar online, mas levantar o seu pedido na loja, um aspeto que é comum a todos os grupos etários: 77% dos inquiridos entre a Geração Z e os Millennials, 74% nos Gen X e 69% na faixa etária entre os 52-65 anos revelaram esta preferência. Segundo a Adyen, esta tendência vem a reforçar importância crescente do phygital, um modelo de híbrido em que o cliente tem liberdade para decidir em que ambiente cada passo da compra é realizado.

 

19.04.2023

__________________________________________________

 

O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

 

 

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria-2021.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2 copiar.png