A compra híbrida, conhecida como phygital, está a ganhar destaque em Portugal, ao mesmo tempo que as compras em loja física caíram 20% em 2022 e 2023 face a 2021, aponta estudo da Adyen, plataforma global de tecnologia financeira.
Segundo os dados recolhidos no seu último Retail Report, 75% dos consumidores portugueses prefere ter a opção de compra online e recolher o produto na loja.
Já sobre o dispositivo em que escolhem para fazer as suas compras online, os portugueses, independentemente da idade, tendem a escolher o PC. Uma opinião partilhada pela Geração Z (80% dos consumidores inquiridos prefere este dispositivo), pelos Millennials (70%), bem como pelos Gen X (67%) e pela faixa etária entre os 52 e 65 anos (62%).
O telemóvel é a segunda opção de todas as gerações, com excepção da mais antiga, que opta pelas lojas físicas.
Já em relação à plataforma onde a compra é efetuada, prevalecem as páginas web, principalmente para a Geração Z (79%) e os Millennials (76%), seguidas das aplicações, com 6 em cada 10 jovens a escolher este meio, assim como 5 em cada 10 da Gen X. Já as redes sociais são apenas uma opção para 1 em cada 10 consumidores em todas as gerações.
Outro fator relevante para o consumidor português que faz compras na internet, diz respeito à localização física da marca, já que a maioria dos consumidores gosta de encomendar online, mas levantar o seu pedido na loja, um aspeto que é comum a todos os grupos etários: 77% dos inquiridos entre a Geração Z e os Millennials, 74% nos Gen X e 69% na faixa etária entre os 52-65 anos revelaram esta preferência. Segundo a Adyen, esta tendência vem a reforçar importância crescente do phygital, um modelo de híbrido em que o cliente tem liberdade para decidir em que ambiente cada passo da compra é realizado.
19.04.2023
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