Comércio Digital vencedor nos European Entreprise Promotion Awards 2021

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Comércio Digital vencedor nos European Entreprise Promotion Awards 2021

 

O Programa Comércio Digital, uma iniciativa da ACEPI em parceria com a CCP – Confederação do Comércio e Serviços, venceu o primeiro prémio na categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital” dos European Enterprise Promotion Awards (EEPA) sendo também um dos dois projetos selecionados para representar Portugal na final europeia dos EEPA, que se realiza de 17 a 17 de novembro, na Eslovénia.

 

Esta competição, promovida em Portugal pela Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, é uma iniciativa da Comissão Europeia, que tem como principal finalidade distinguir iniciativas identificadas nos estados-membros como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

 

Programa Comércio Digital, lançado oficialmente em 2018 para apoiar a digitalização das empresas portuguesas do comércio e serviços, foi distinguido pelo contributo para o "Desenvolvimento do Ambiente Empresarial e Apoio à Transição Digital", categoria que premeia iniciativas inovadoras a nível nacional, regional ou local, que tornam a Europa o local mais atrativo para lançar, gerir e expandir uma empresa no mercado único, que simplificam os procedimentos legislativos e administrativos para as empresas e aplicam o princípio «pensar primeiro em pequena escala» a favor das pequenas e médias empresas, ou que apoiam a transição digital das empresas, permitindo-lhes desenvolver, comercializar e utilizar tecnologias, produtos e serviços digitais de qualquer tipo.

 

Para Nuno Milagres, vice-presidente da ACEPI e coordenador do Programa Comércio Digital "este prémio destaca a importância de apoiar, localmente, a transição digital das empresas portuguesas, sobretudo aquelas que ainda não têm uma presença digital ou têm uma presença insuficiente".

 

Segundo o responsável, "a ACEPI em conjunto com a CCP têm dado, através do Comércio Digital, um importante contributo para a sensibilização e capacitação digital do comércio local e serviços de proximidade. Agora, o objetivo é acelerar essa transformação com novas iniciativas, até porque a pandemia veio dar uma nova urgência a esta questão”, afirma Nuno Milagres.

 

Alexandre Nilo Fonseca, presidente da ACEPI, reitera que "dado o contexto atual, nunca foi tão importante capacitar comerciantes e empresários para a economia digital. Vamos continuar a trabalhar junto das associações empresariais, comerciais e setoriais para melhorarmos os números do nosso tecido empresarial no que diz respeito a esta matéria".

 

José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, entidade que apoia o projeto desde o início, sublinha o papel da cidade no projeto: “sendo Viana do Castelo a sede iniciativa, temos tido o privilégio de ser parceiro numa iniciativa tão importante para os nossos negócios e para os nossos comerciantes. Recordo que, num trabalho conjunto da Câmara Municipal com a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação da Economia Digital (ACEPI), lançamos no ano passado a Viana Market, uma plataforma eletrónica pensada para que os comerciantes de rua do concelho de Viana do Castelo possam vender os seus produtos no mercado digital. O comércio vianense uniu-se, pois, numa inovadora plataforma desenvolvida no âmbito do programa Comércio Digital de Viana do Castelo, numa aposta ganhadora que nos permite apresentar Viana ao mundo.”

 

O Comércio Digital é uma iniciativa cofinanciada pelo Compete 2020Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigida às micro, pequenas e médias empresas portuguesas do comércio e serviços e pretende ajudar a capacitar os seus negócios para a economia digital, acelerando a transformação digital deste setor.

 

Além de um roadshow nacional, que já percorreu quase meia centena de localidades no norte, centro e sul de Portugal, e uma Academia Digital com conteúdos gratuitos que já capacitou mais de 1500 comerciantes e empresários com conhecimentos que permitem iniciar, de forma prática, simples, rápida e eficiente, uma presença online, o Comércio Digital promoveu também, durante o confinamento, um ciclo de 34 webinars e 7 talks sobre negócios online e ferramentas de marketing digital.  

 

Prestes a iniciar uma nova fase do projeto, a meta até 2022 passa pelo lançamento de 50 espaços físicos para apoio qualificado às PMEs e maior capilaridade local, assim como a realização de workshops temáticos e ações de capacitação rápida para comerciantes e empresários, que vão realizar-se em parceria com associações empresariais e comerciais de todo o país.

 

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08.09.2021

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