Comércio Digital renova-se para ajudar a economia portuguesa no pós-COVID

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Comércio Digital renova-se para ajudar a economia portuguesa no pós-COVID

 

A ACEPI - Associação da Economia Digital apresentou, esta terça-feira, um conjunto de novas iniciativas no âmbito do Programa Comércio Digital. O objetivo é relançar o comércio e os serviços de Portugal e apoiar a economia nacional durante a fase pós-COVID.

 

sessão oficial de lançamento foi presidida pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira,  e contou igualmente com as presenças do Secretário de Estado Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, do Presidente da Direção da ACEPI e do Presidente da CCP.

 

Entre as novas iniciativas desenvolvidas está a reformulação do site comerciodigital.pt, tendo em conta o novo contexto criado pela pandemia e a necessidade de responder de forma mais abrangente, completa e dinâmica às necessidades dos comerciantes que querem ter presença online, ou mesmo evoluir para a componente de negócio.

 

Foram igualmente reforçados os conteúdos disponibilizados a partir da Academia Comércio Digital, uma plataforma online onde os empresários da área do comércio e serviços podem aceder a informação e ferramentas de capacitação - como lições em vídeo, apresentações, estudos, questionários -, para o apoio à transformação digital dos seus negócios.

 

Está prevista, também, a realização de webinars semanais, numa dinâmica que começa a partir do dia 17 de junho, assim como o lançamento de uma linha telefónica gratuita de apoio ao Comércio e Serviços, que funciona através do número 800 100 236.

 

O conjunto de novas iniciativas anunciadas abrange ainda a campanha especial de Adesão ao Selo CONFIO e a oferta de Vouchers 3em1.

 

“Com a pandemia da COVID-19 muitos pequenos comerciantes perceberam que têm de ter uma presença online e a ACEPI quer apoiá-los nesta jornada. A forma de o fazermos foi desenvolvendo um conjunto de iniciativas para a fase pós-COVID, no âmbito do Programa do Comércio Digital, que já tínhamos em curso”, explica Alexandre Fonseca, Presidente da ACEPI.

 

Com o novo conjunto de iniciativas, a ACEPI, em conjunto com o Governo e a CCP, pretende apoiar o comércio local a vencer os novos desafios lançados, colocando à disposição dos pequenos empresários locais do setor do comércio e serviços um relevante conjunto de ferramentas digitais, de acesso gratuito, “que lhes permitirão iniciar as suas jornadas de transformação digital de forma prática, simples, rápida e eficiente, relançando os seus negócios no contexto do comércio online”, refere o Presidente da ACEPI, sublinhando o forte empenho da Associação no “apoio ao progresso da economia nacional”.

Governo mantém compromisso

O programa Comércio Digital conta, desde o seu lançamento, com o apoio do Governo, através do Ministério da Economia e da Transição Digital, uma aposta que é para continuar a manter, como ficou demonstrado durante a sessão de lançamento das novas iniciativas.

 

“A experiência que temos observado é muito positiva”, avaliou João Torres, secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, notando que há agora uma necessidade de adaptação e aceleração do programa face aos desafios decorrentes da pandemia. "Este projeto que é absolutamente estruturante para o incremento da economia e um sector que tem um peso inegável", sublinhou durante a sua intervenção na conferência de imprensa de lançamento, que decorreu online.

 

A ideia é partilhada pelo presidente da CCP, que apontou a importância para o comércio de proximidade do projeto lançado em conjunto com a ACEPI e que apelou ao Governo a continuidade da aposta num setor que envolve mais de um milhão de pessoas em Portugal.

 

A resposta do ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, foi positiva. No encerramento da sessão de apresentação das novas iniciativas do programa Comércio Digital, Pedro Siza Vieira lembrou o grande desafio a que o programa se propunha quando foi lançado há um ano, e aqueles que agora são adicionados com as consequências da pandemia.

 

Sobre o impacto causado pela COVID-19, o responsável político destacou dois aspetos cruciais: o facto de no mundo inteiro se ter percebido a importância que a atividade comercial tem para o bem-estar e modo de vida das pessoas, assim como a perceção da importância do contacto digital. “Sem ele tinha sido muito mais difícil assegurar o acesso a bens e serviços fundamentais e às empresas manterem a sua atividade”, assegurou.

 

O Programa Comércio Digital é uma iniciativa conjunta da ACEPI e da CCP (Confederação do Comércio e dos Serviços de Portugal), apoiada pelo governo português e cofinanciada pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia/FEDER, com o intuito de promover a digitalização de mais de 50 mil empresas da área do comércio e dos serviços em Portugal.

 

Novas iniciativas Comércio Digital

::: NOVO WEBSITE :::

 

Peça central da comunicação e divulgação do Programa o site comerciodigital.pt foi reformulado tendo em conta o novo contexto criado pela pandemia, sob o mote Na internet os negócios não param. Com mais negócios a transitar para o digital, ou a apostar em melhorar a sua presença online, o novo website aposta num look and feel mais dirigido a estes objetivos, surge com os menus/seções reformulados, que agora incluem informação sobre como Obter Ajuda; Como Fazer; Estar Informado e ainda um Diretório

 

 

::: ACADEMIA COMÉRCIO DIGITAL :::

 

Academia Comércio Digital é uma plataforma online que disponibiliza conteúdos formativos e ferramentas de capacitação para a economia digital. O objetivo é apoiar os empresários do comércio e serviços na digitalização dos seus negócios, de forma a poderem ganhar novos clientes e a expandirem-se para novos mercados.

 

Na Academia Comércio Digital estão disponíveis lições em vídeo e outras ferramentas de apoio, tais como apresentações, estudos, questionários etc. As lições focam-se nas 7 principais vertentes a ter em conta na criação de um negócio online, nomeadamente: Diagnóstico e Plano de Comércio Digital; Registo do Domínio e Contas de Email; Criação do Website; Marketing Digital – Redes Sociais; Marketing Digital – Anúncios Digitais; Plataformas Agregadoras de Venda Online; e Loja Online. 

 

 

::: CAMPANHA ESPECIAL DE ADESÃO AO SELO CONFIO.PT :::

 

Do conjunto de iniciativas de apoio no âmbito da reformulação do programa Comércio Digital faz ainda parte a campanha especial de adesão ao Selo Confio, que inclui por exemplo, a isenção do pagamento da taxa de submissão da candidatura e da concessão anual até 31 de dezembro de 2020. 

 

selo CONFIO é um certificado atribuído aos websites que cumprem as melhores práticas do mercado digital e funciona como uma garantia para os consumidores na aquisição de produtos e serviços através de comércio eletrónico e na utilização da internet em geral. 

Trata-se de uma iniciativa promovida em conjunto pela ACEPI - Associação da Economia Digital, pela DECO e pela Associação DNS.PT.

 

Algumas das empresas mais relevantes que integram o ranking dos 20 maiores sites de Comércio Eletrónico em Portugal já possuem este selo. Entre estas contam-se: a DPD, o El Corte Inglés, a FNAC, a La Redoute e o MEO. Também o site do Serviço Nacional de Saúde ostenta o Selo CONFIO.

 

Os websites acreditados para o selo CONFIO podem também aderir automaticamente ao Selo CONFIO Europeu da responsabilidade da Ecommerce Europe. 

 

 

::: VOUCHER 3EM1 :::

 

O parceiro .PT oferece Vouchers 3em1 dirigidos a microempresas e PMEs portuguesas das áreas do comércio e serviços, para registo de um domínio .pt gratuito pelo período dum ano. Esta oferta inclui também acesso a caixas de email e a ferramentas de construção e alojamento de websites.

 

 

::: WEBINARS SEMANAIS :::

 

Visando potenciar a divulgação e o esclarecimento sobre os principais temas, tendências e boas práticas para negócios na internet nesta fase Pós-Covid, o Comércio Digital vai realizar sessões, workshops e seminários online. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas online: www.comercioigital.pt/pt/webinars

 

 

::: NOVA LINHA TELEFÓNICA GRATUITA DE APOIO NACIONAL AO COMÉRCIO DIGITAL :::

 

A ACEPI criou também uma linha nacional telefónica gratuita de apoio aos comerciantes que precisem de ajuda para começarem a usar as ferramentas digitais nos seus negócios - 800 100 236. Esta linha telefónica, presta serviços de atendimento gratuitos tendo em conta os vários níveis de maturidade digital dos comerciantes e dos seus negócios.

 

 

::: CAMPANHA PUBLICITÁRIA :::

 

Tendo em atenção as alterações dos hábitos das pessoas provocadas pela Covid-19, a ACEPI irá igualmente levar a cabo um reforço das ações de comunicação e divulgação do Programa Comércio Digital nos media, incluindo um mix de televisão, rádio e imprensa e digital.  A linha de comunicação da campanha aposta numa comunicação direta, simples e eficaz e privilegia os formatos de vídeo.

16.06.2020

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

logosfooter_patrocinadores-master.png

Patrocinadores principais:

logosfooter_patrocinadores-principais.png

Patrocinador:

logosfooter_patrocinador.png