O Programa Comércio Digital, em parceria com Associações Comerciais e Empresariais de todo o país, realizou 125 workshops dirigidos a empresas do comércio e serviços e totalizou mais de 3 mil inscrições nos últimos 15 meses.
A iniciativa reuniu comerciantes e empresários em mais de 20 localidades do norte, centro e sul de Portugal com interesse em adquirir noções de marketing digital para aplicação ao negócio online.
Nestas sessões de capacitação digital rápida (1 hora cada), organizadas em função de diferentes níveis de conhecimento digital (iniciante, intermédio e avançado), foram abordados temas como criação de website, email marketing, redes sociais, vendas online e obrigações legais na Internet, entre outros.
“O balanço dos participantes é muito positivo. Esta avaliação refere-se tanto ao formato como ao conteúdo e à dinâmica destas ações”, revela o Coordenador do Comércio Digital e vice-presidente da ACEPI, Nuno Milagres.
Segundo as opiniões recolhidas junto de comerciantes aderentes, o horário das sessões, maioritariamente pós-laboral, a sua duração e a possibilidade de participação online ou presencial, além de gratuitas, foram uma vantagem adicional.
“Sabemos que muitas destes negócios têm estabelecimentos com porta aberta. Além disso, estão em diferentes estágios de maturidade digital. Por isso, era importante criar um modelo flexível, ajustado a estas necessidades e, ao mesmo tempo, acessível, com conceitos, ferramentas e casos práticos”, explica o responsável.
O Comércio Digital é uma iniciativa da ACEPI (Associação da Economia Digital) e CCP (Confederação do Comércio e Serviços), com o apoio do Ministério da Economia e cofinanciada pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER. O objetivo é capacitar para a economia digital as micro, pequenas e médias empresas portuguesas do comércio e serviços de proximidade.
Além destes workshops, o Comércio Digital também já promoveu um roadshow nacional, que percorreu o país de 2019 a 2020, realizou um ciclo de 34 webinars, agora disponíveis para visualização online, e 7 talks estratégicas sobre economia digital, ultrapassando, no total das várias ações, as duas centenas de sessões.
Os comerciantes e empresários portugueses que pretendam colocar os seus negócios online de forma simples, rápida e eficiente, podem ainda aceder à Academia Digital, uma plataforma de e-learning com acesso livre, e ao voucher 3em1, que permite registar um domínio sem custos durante 1 ano, entre muitos outros recursos gratuitos, como guias, tutoriais e webinars, também disponíveis no website do Comércio Digital.
31.03.2023
__________________________________________________
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.