Esposende recebeu, esta terça-feira, o Roadshow do Comércio Digital, com a casa cheia no Fórum Rodrigues Sampaio.
Com o intuito de aprender e saber mais sobre o digital, comerciantes e empresários da região puderam conhecer melhor esta iniciativa da ACEPI, que decorre até junho de 2020.
Sérgio Mano, vereador das atividades económicas da Câmara Municipal de Esposende, revelou que “o turismo em Esposende cresceu cerca de 30% desde o ano passado, pelo que tirar partido do digital faz todo o sentido para o comércio local”.
Segundo o responsável político, esta evolução também se deve à promoção do concelho no online: “nós vendemos um território, um destino e também apostamos imenso na internet para promover Esposende”, referiu.
Para Sérgio Mano “entrar e estar presente na era digital faz falta para a competitividade do comércio tradicional”, uma vez que o digital promove “uma concorrência mais equilibrada entre as micro, pequenas, médias e grandes empresas”, defendeu.
O vereador apelou aos participantes que se concentrem no futuro dos seus negócios, recorrendo às ferramentas digitais: “as novas tecnologias são o futuro que veio para ficar e o futuro é dos mais competitivos e dos mais fortes”, afirmou.
O evento prosseguiu com a intervenção de António Teixeira, coordenador do programa da ACEPI, com dados e informações estatísticas relevantes sobre o estado de arte do comércio digital em Portugal, na Europa e no mundo.
Afonso Telles Varela, consultor e empresário na área do Marketing Digital, seguiu a sessão com um workshop teórico-prático sobre marketing digital, incluindo informação sobre o processo de ativação do Voucher 3 em 1, distribuído gratuitamente durante a sua apresentação.
Este voucher, oferece, de forma gratuita durante um ano, um registo de domínio .pt, caixas de e-mail profissionais e ainda acesso a ferramentas para o alojamento e construção de um website.
No final, os participantes tiveram ainda oportunidade de interagir com o formador e parceiros do Comércio Digital, num debate aberto a questões práticas sobre e-commerce. A Prozis, empresa sediada no concelho, foi amplamente referenciada como bom exemplo a seguir no que ao digital diz respeito.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
_________________________________________________
Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/
28.05.2019