"Estar no mercado online é estar no mercado global”, esta foi a afirmação com que o vereador António Félix, da Camâra Municipal de Vila Franca de Xira, incentivou as empresas locais a aderir ao voucher 3 em 1 do Comércio Digital, na sessão que, esta quarta-feira, reuniu cerca de uma centena de comerciantes da região na Biblioteca Fábrica das Palavras.
A iniciativa foi promovida pela Associação de Economia Digital (ACEPI), responsável pelo programa, e pela Associação Empresarial dos Concelhos de Vila Franca de Xira e Arruda dos Vinhos.
O voucher 3 em 1, disponibilizado pelo Comércio Digital, dá acesso, de forma gratuita, e durante um ano, a um domínio .pt, caixas de e-mail profissionais e ferramentas que permitem construir e alojar um website. Para António Teixeira, coordenador do Comércio Digital, os números relativos ao comércio online não podem ser ignorados: “em 2017 venderam-se mais de 4 mil milhões de euros em compras na Internet, em Portugal. Nenhuma empresa pode desprezar esta realidade”, destacou.
O responsável pelo programa da ACEPI assinalou dados relativos à Economia Digital e defendeu que “o digital não substitui o físico nem o físico substitui o digital, mas ambos complementam-se”.
No evento, foi possível assistir também a uma curta aula sobre Marketing Digital e presença online para empresas, dinamizada por Eduardo Sampaio, consultor de Marketing Digital e empresário na mesma área. O formador explicou que o programa Comércio Digital, “não só dá a cana, mas ensina a pescar no que à Internet diz respeito”, tendo em conta que os empresários aderentes têm acesso gratuito a uma plataforma de ensino à distância pela Internet que versa sobre estas temáticas, denominada Academia Comércio Digital. O orador teve ainda oportunidade de ensinar os participantes a fazerem a ativação do voucher 3 em 1 gratuito, distribuído durante a sessão.
Houve igualmente tempo para um debate com os patrocinadores do Programa, subordinado ao tema "Comércio Digital: que oportunidades para as PME portuguesas", onde foram apresentadas ofertas e benefícios complementares para os empresários presentes, bem como discutidos assuntos como o Livro de Reclamações Eletrónico, sistemas de pagamento online, transporte e logística e alguns casos práticos e de sucesso.
O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.
_________________________________________________
Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/
27.03.2019