Um marketplace digital designa, portanto, qualquer plataforma na internet dedicada ao comércio, generalista ou segmentado. Em termos práticos, trata-se de um website comum onde vários comerciantes anunciam e vendem os seus itens. Em troca, a plataforma recebe uma pequena comissão por cada venda concretizada.
O investimento inicial para começar a vender neste tipo de plataformas é geralmente zero, a entrada é fácil e não precisa de ter conhecimentos profundos de programação ou marketing. A estratégia está em escolher o mercado digital certa para o seu tipo de negócio.
Existem vários tipos de marketplaces, orientados para diferentes nichos e públicos.
O eBay, a Amazon e a Farfetch são exemplos de marketplaces à escala global. Através do Facebook também já é possível integrar lojas online e fazer compras, pelo que esta rede social pode também ser vista como uma espécie de marketplace para os seus utilizadores.
No ramo das viagens, plataformas como a Booking e a Trivago funcionam como motores de busca para alojamento e permitem comparar preços e realizar reservas.
Entender melhor as especificidades deste canal é crucial e irá ajudá-lo no momento de escolher a plataforma adequada ao seu negócio.
Saiba mais sobre estatégias para negócios online na Academia Comércio Digital.