SEO local para pequenos negócios

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SEO local para pequenos negócios

 

Quer encontrar uma loja ou produto específico perto de si? Só precisa de um telemóvel com ligação à internet – e os seus clientes também!

 

Estudos mostram que 46% de todas pesquisas efetuadas pelos utilizadores do Google têm como objetivo encontrar informações locais: por exemplo, onde fica a farmácia mais próxima ou que restaurantes estão abertos. Simultaneamente, a maioria dos consumidores pesquisa na internet produtos que depois adquire em lojas físicas.

 

Estes números mostram o quanto o digital pode ser útil para promover um negócio local, e não apenas negócios de e-commerce à escala global. As pesquisas em causa variam entre procurar produtos, lugares para comer, serviços gerais de última hora, preços e avaliações, entre outros.

 

Pensando nestas tendências de comportamento, há estratégias especificas que pequenos negócios podem usar para se promover na internet e que permitem a otmização do mecanismo de pesquisa local. O objetivo é alcançar mais clientes na região onde se localizam.

 

Assim como o SEO tradicional, que tem como função fazer com que um website seja encontrado mais facilmente no Google, o chamado SEO local tem a mesma intenção, porém, com foco na chamada pesquisa “perto de mim”.

A vantagem é que o SEO local não é tão complicado de otimizar e há algumas ferramentas gratuitas.

 

Confira algumas dicas simples:

 

1. Crie um perfil do seu negócio no Google My Business. Trata-se de uma plataforma da Google, que funciona como um diretório de empresas. Não tem custos e gera resultados com base na geolocalização do utilizador, sempre que são pesquisados negócios ou produtos.

 

2. Quando se trata do SEO local, existem informações do seu negócio que deve expor corretamente na internet antes de qualquer outra: nome, morada e telefone. Quando a intenção do cliente é ir até ao estabelecimento, precisa de saber exatamente como lá chegar ou contactar.

 

3. Website com domínio próprio. É um passo básico e fundamental para melhorar não só o posicionamento do seu negócio na pesquisa do Google, como a preferência e a confiança de um potencial cliente. 

 

4. Website otimizado para várias plataformas e dispositivos. A maior parte dos consumidores efetua pesquisas locais através de smartphone, sobretudo quando se encontra na rua. Por isso, é fundamental que o seu website se adapte a este formato de ecrã. 

 

5. Críticas e avaliações também podem ajudar. Sabia que 88% dos consumidores confiam tanto nas avaliações da internet como nas recomendações pessoais? Dedique espaço para críticas e avaliações no seu website, redes sociais ou página do Google My Business.

 

 

Saiba mais sobre estatégias para negócios online na Academia Comércio Digital.

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