Dicas para escolher o domínio certo

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Dicas para escolher o domínio certo

Antes de criar o seu website, precisa de escolher e registar um domínio

 

Um domínio é composto por um nome e por uma extensão (por exemplo, .pt).  

Durante o processo de escolha do seu domínio, é preciso veririfcar se o nome pretendido se encontra disponível. Para isso, pode aceder à página de registo de domínios e testar.

 

 

Neste artigo, selecionamos algumas dicas para o ajudar a escolher o domínio certo para o seu negócio:

 

1. Deve estar relacionado com o tipo de negócio 

 

É importante que o nome do domínio esteja relacionado com o seu negócio ou empresa, já que o domínio vai permitir que os seus clientes localizem, identifiquem e memorizem a sua página na internet. 

 

 

2. Opte por um domínio curto e simples

 

Evite criar um domínio demasiado longo ou complexo. Assim, irá facilitar a memorização por parte dos utilizadores e clientes. 

 

 

3. De fácil compreensão e de fácil digitação

 

Quanto mais simples for não só a memorização do domínio, mas também a sua digitação, mais fácil será encontrá-lo na web . Quantas vezes lhe aconteceu não perceber bem qual o domínio e não conseguir encontrar a referência?  

 

 

4. Evite utilizar números ou hífens

 

No caso de números, os utilizadores tendem a não perceber se o número será utilizado como numeral ou por extenso (cinco ou 5?). Quanto ao hífen, na altura de digitar o endereço, os utilizadores também podem ficar confusos (o hífen é antes ou depois do de?).

 

 

5. Escolha a extensão indicada

 

Há disponíveis mais de 900 extensões em todo o mundo, porém a escolha deverá efetuar-se com base no mercado geográfico preferencial. 

 

A preferência por um domínio .pt pode trazer-lhe vantagens:

 

- A identificação territorial (país: Portugal) através do domínio .pt permite que marcas, serviços e produtos nacionais sejam procurados de forma mais intuitiva pelos utilizadores da internet.

 

- Domínios com extensão geográfica, como é o caso do .pt, ajudam a melhorar o posicionamento de um website em motores de busca como o Google.

 

- Os domínios identificados com a extensão .pt permitem situar o seu negócio e, atualmente, produtos conotados com Portugal beneficiam de uma imagem positiva, tanto interna como externamente.

 

- Os serviços de internet .pt são prestados, na sua maioria, por organizações vinculadas em Portugal, garantindo maior proximidade com os clientes portugueses.

 

- Registar um domínio .pt é ainda um processo rápido e sem complicações administrativas. O seu domínio poderá estar disponível em apenas algumas horas.

 

 

Se ainda não tem um domínio registado, aproveite oVoucher 3em1 do Comércio Digital e crie gratuitamente um endereço virtual para o seu negócio. Esta oferta inclui também o acesso a email profissional e alojamento gratuito, durante um ano.Obter voucher

 

 

Para saber mais sobre domínios, assista ao Tutorial Domínio, Email e Email Marketing.

 

Inscreva-se na Academia Comércio Digital e aprenda mais sobre negócios na internet. Todos os módulos estão disponíveis online, gratuitamente e em português.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

logosfooter_patrocinadores-master.png

Patrocinadores principais:

logosfooter_patrocinadores-principais.png

Patrocinador:

logosfooter_patrocinador.png