Quer o seu negócio venda online, ou a internet seja só um canal para promover o seu estabelecimento físico, é importante que a experiência digital do seu cliente agregue valor aos seus produtos e serviços.
Hoje em dia, com a internet, o consumidor moderno está mais ativo em todo o processo de compra: pesquisa, compara, envia mensagens, faz perguntas, avalia e recomenda.
O cliente pode ver um produto na internet, deslocar-se à loja para o experimentar e acabar por comprar online; ou vice-versa. Surge uma dúvida e ele recorre à internet – site, e-mail, redes sociais, etc –, onde também vai reclamar se houver algum problema, ou recomendar, caso fique satisfeito.
Do primeiro contacto às interações de pós-venda, o objetivo na internet é o mesmo que se aplica à sua loja física: atender bem o cliente para que repita a compra.
Para isso, siga as dicas e garanta que a experiência digital do seu cliente não fica aquém das expectativas:
1. Disponibilize na internet os telefones de contacto da sua empresa, assim como morada e o horário de funcionamento, se aplicável
2. Aposte num domínio próprio e crie um email profissional.
3. Adapte o seu website à navegação em smartphone.
4. Responda a todos os comentários e avaliações deixadas nas suas redes sociais, Google My Business ou website, incluindo críticas.
5. Se expõe os seus produtos no Facebook, utilize as funcionalidades de chat e programe perguntas e respostas automáticas, de forma a minimizar tempos de espera.
6. Se tem loja online, seja claro quanto a métodos e custos de envio, formas de pagamento e campanhas, quando aplicáveis.
7. Integre na sua loja física e/ou online a opção de pagamento por mobile. Soluções como é o caso do MBWay estão a tornar-se crescentemente populares e facilitam a concretização da compra.
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