Há cada vez mais empresas e consumidores conectados através do vídeo na internet. Uma rápida visita pelos principais sites de e-commerce do mundo, ou o feed das suas redes sociais podem confirmar esta tendência.
Só entre os anos de 2014 e 2018, o consumo de vídeo online aumentou cerca de 135%, enquanto o consumo de televisão cresceu apenas 13%, no mesmo período. Os dados são de um estudo conduzido pela Video Viewers da Google: The State of Video Marketing 2018.
Nesta pesquisa, mais de metade dos inquiridos afirmou que a visualização de vídeos online tende a influenciar a escolha das marcas, produtos ou serviços que tencionam adquirir e representa, em média, uma hora e meia do seu consumo diário de conteúdos na internet. 15% admitiu mesmo ultrapassar este valor, chegando a ver mais de três horas diárias de vídeo.
Nas redes sociais, esta realidade não é diferente. Diariamente, o Facebook contabiliza 100 milhões de horas de vídeo assistidas. No Instagram, as stories contam com mais de 500 milhões de “espetadores”. E no Twitter, 82% dos utilizadores assistem aos vídeos partilhados na plataforma.
Especialistas estimam que, até 2021, só os conteúdos em vídeo serão responsáveis por 80% do tráfego online.
Se pensar nestes números, é impossível ignorar que os vídeos têm um enorme potencial, ajudando a otimizar a presença digital de marcas e empresas. Explicativos, dinâmicos ou interativos, podem ser usados numa estratégia de marketing online para promover serviços, demonstrar produtos ou criar uma comunidade.
Vamos começar a filmar?
Saiba aqui como criar vídeos para promover o seu negócio online:
1. Escreva um guião e desenhe um storyboard com todas as cenas que vão fazer parte do vídeo.
2. Defina os objetivos do vídeo, público-alvo, bem como onde vai filmar, isto é, localização, com que material e qual a logística – data, horário, atores e figuração (se aplicável). Dedique-se a todos os pormenores de pré-produção do seu vídeo, para que nada falhe.
3. Crie vídeos com storytelling, ou seja, que contem uma história e atraiam a sua audiência, envolvendo-a emocionalmente: deixe uma marca com a sua história.
4. Faça vídeos promocionais a produtos, serviços e campanhas, sempre que se justificar, nomeadamente para épocas festivas, ocasiões especiais ou mudanças de estação, por exemplo.
5. Produza vídeos explicativos que possam ajudar os seus clientes e potenciais clientes a responder a uma pergunta, esclarecer uma dúvida ou suprir uma necessidade.
6. Construa vídeos curtos, no máximo com 1 minuto ou 1 minuto e meio de duração.
7. Filme com o seu smartphone, caso não possua material profissional de vídeo.
8. Use a luz natural a seu favor e, se possível, tenha material de iluminação artificial que aprimore o produto final.
9. Tenha em atenção o áudio e som, uma vez que são essenciais para passar a sua mensagem.
10. Utilize software de edição de vídeo simples e básico para smartphones, como o InShot, Magisto ou Movie Maker. Caso esteja a editar no computador, use o Windows Movie Maker ou Sony Vegas. Se estiver disposto a aprender edição de vídeo profissional, pode começar a editar com o Adobe Premiere Pro ou Final Cut Pro (veja tutoriais online para aprender a manusear e a tirar o melhor proveito destes programas).
11. Distribua os seus vídeos nas plataformas adequadas para o efeito, como o YouTube ou Vimeo e incorpore-os no seu website, blog e redes sociais, com especial atenção ao SEO: pense no alcance do título e nas keywords (palavras-chave).
12. Crie campanhas/anúncios pagos com vídeos, de modo a gerar mais interação nas suas páginas e aumentar o interesse na sua marca.
Saiba mais sobre estatégias para negócios online na Academia Comércio Digital.