Santarém pretende progredir com o digital

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Santarém pretende progredir com o digital

 

A cidade de Santarém foi a anfitriã, esta quarta-feira, do Roadshow do Comércio Digital,com o objetivo de “projetar o comércio e as empresas da região, no sentido do desenvolvimento local”.

 

As palavras foram de Inês Barroso, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, na abertura da sessão de esclarecimento que reuniu empresários e comerciantes do distrito, dispostos a aprender mais sobre o digital.

 

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, sublinhou a importância destas temáticas, pois “estas não são o futuro, mas sim o presente. Como cuidamos das nossas montras físicas, temos também de cuidar das nossas montras digitais”, afirmou.

 

“O avanço do comércio digital pode ser uma ameaça ou oportunidade para os negócios tradicionais. No entanto, investir no digital não quer dizer desinvestir no físico. A complementaridade entre os dois é cada vez mais importante”. Foi com esta mensagem que António Teixeira, coordenador do Programa da ACEPI, prosseguiu com a iniciativa, fazendo um enquadramento dos dados mais recentes da economia digital em Portugal.

 

Para impulsionar esta entrada no digital, as empresas aderentes ao Comércio Digital podem beneficiar da oferta de um Voucher 3 em 1, com acesso gratuito, durante um ano, a um domínio .PT, caixa de email profissional e ferramentas para alojamento e criação de website.

 

Paralelamente, terão também disponível uma Academia online, com conteúdos de capacitação para ajudar na sua transformação digital.

 

Além da apresentação do Comércio Digital, nesta sessão, em Santarém, foram ainda abordadas as principais etapas para a implementação de um negócio online, assim como fatores-chave a ter em conta para o sucesso de uma estratégia de marketing digital e de captação de clientes através da Internet. Tomás Capela Martins, consultor e empresário, garantiu à plateia que não basta gerar tráfego para um website, ou seja, atrair visitantes e público, mas é também fulcral monitorizar esta informação de forma recorrente: “muitas vezes, as campanhas têm de ser conduzidas por tentativa-erro e é necessário realizar vários testes para chegar aos resultados ideais”, disse.

 

O Comércio Digital é uma iniciativa conjunta da ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), cofinanciada pelo Compete 2020 e apoiada pelo Governo Português através do Ministério da Economia.

 

Até 2020, cinquenta mil microempresas e PME's da área do comércio e serviços vão poder aderir ao programa e beneficiar, além da oferta do Voucher 3 em 1 e do acesso à Academia Comércio Digital, de um conjunto de vantagens e serviços complementares de apoio à digitalização através da rede de parceiros oficiais do programa.

 

As próximas sessões informativas do Roadshow do Comércio Digital decorrem, respetivamente, em Castelo de Paiva, no dia 11 de junho, em Estarreja, no dia 18, e em Paredes, no dia 25 do mesmo mês.

 

Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/

 

05.06.2019

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