Economia mundial depois da pandemia COVID-19: principais tendências

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Economia mundial depois da pandemia COVID-19: principais tendências

 

O mundo está em constante mudança. Porém, com a atual pandemia de Covid-19, a realidade quotidiana veio alterar-se bastante e, naturalmente, a economia também.

 

De acordo com a plataforma trendwatching,  que desenvolveu um relatório aprofundado sobre esta questão, denominado After the Virus, estas são as 10 tendências globais a que vamos assistir em breve no mundo dos negócios:

 

1. Virtual Experience Economy 

A “Economia das Experiências” já era uma realidade, no entanto, esta passará a ser virtual e imersiva. Quando estrelas pop internacionais cancelam tours, museus estão encerrados e grandes eventos desportivos estão a ser cancelados, a população em geral sente um vazio na sua vida. Ora, como fazer com que as pessoas não percam totalmente essas experiências? Através do digital e do virtual, claro está. As redes sociais já são um bom exemplo de como vivemos atualmente as nossas experiências e status social através de ecrãs, mas essa verdade vai ser agora alargada a novos setores como o turismo, retalho e eventos.

 

2. Shopstreaming

No fim de 2017, esta já era uma tendência emergente na Ásia. O website trendwatching escreveu, então, nesse período: “as duas das maiores modas digitais da Ásia - comércio eletrónico e livestreaming (transmissão ao vivo) – estão-se a fundir. Assim sendo, isto indica claramente a direção para as compras online e conexões sociais se dirigem: serão interativas, experimentais e em tempo real.” No entanto, a recente crise viu o mercado chinês de transmissão ao vivo crescer ainda mais e mais rápido do que nos últimos anos, ou seja, essa mescla inebriante de entretenimento, comunidade e comércio aumentará as exigências do ecommerce à escala global.

 

3. Virtual Companions

Além dos assistentes virtuais e chatbots a que todos já estamos habituados, surgem também companhias virtuais personalizadas para nos entreter, educar, curar e até com quem criamos amizade. A demanda por estas companhias vai ser cada vez maior.

 

4. Ambient Wellness

Com a corrida desenfreada aos desinfetantes e com uma nova consciência coletiva acerca de hábitos de higiene, essa vai passar a ser uma prioridade para todos os consumidores a nível mundial. Deste modo, esta pode ser uma oportunidade de negócio imperdível: ter sempre em consideração estes elementos e implementá-los em espaços físicos, de forma a transformá-los em ambientes saudáveis.

 

5. M2P (Mentor to Protégé)

Vai existir um boom de plataformas online de ensino e partilha de conhecimento à distância, com professores, mentores, formadores e especialistas dispostos a ajudar nesta missão. Com o isolamento social e o aumento de horas que passamos online, a vontade e a necessidade que temos de aprender sobre assuntos e temáticas novos crescem, nomeadamente para nos sentirmos mais produtivos.

 

6. A-COMMERCE

A adoção de inteligência artificial por parte do mercado vai permitir uma nova era de comércio automatizado. Os avanços da robótica também ajudam a que este novo paradigma se estabeleça.

 

7. THE BURNOUT

Vamos receber de braços abertos todas as organizações que falem da nossa saúde e bem-estar daqui para a frente. Antes da ameaça do vírus, já vivíamos em constante stress, devido à concorrência feroz, crise económica eminente ou catástrofe ambiental à vista. Depois da experiência conjunta de pandemia, a sanidade mental de cada um vai virar uma prioridade.

 

8. OPEN SOURCE SOLUTIONS

A cooperação e coopetição nunca estiveram tão na ordem do dia como hoje. O coronavírus veio deixar a certeza a pessoas e organizações que colaborar generosamente é o caminho. Mais do que o futuro das empresas, trabalhadores e consumidores, trata-se do presente do ecossistema económico. Na verdade, chamam-lhe “uma nova e destemida fronteira para a sustentabilidade”, quando se partilha e distribui soluções inovadoras para problemas árduos coletivos.

 

9. ASSISTED DEVELOPMENT

Um resultado benéfico de mais tempo passado em casa? Muitos serão forçados a aprender algumas habilidades tradicionais da vida comum, muitas vezes negligenciadas, como cozinhar, limpar, arrumar ou outras lides domésticas. Desta forma, o mais recente desenvolvimento da economia on-demand assistiu a um número crescente de pessoas que vivem nas cidades, com poder de compra, a terceirizarem tarefas domésticas básicas. Estes vão entregar novamente trabalho a estes funcionários quando a crise terminar, porém outros vão descobrir que realmente gostam de ser eles mesmos a realizarem estas tarefas.

 

10. VIRTUAL STATUS SYMBOLS

Segundo a plataforma de observação de tendências, somos uma sociedade obcecada com o estatuto social. Atualmente, assistimos a uma importância crescente dos bens virtuais, como AR ou blockchain e, com o isolamento social forçado provocado pelo covid-19 e o aumento da preocupação com o consumo sustentável, eis que se revelam novos tempos de afirmação dos bens virtuais, em todas as gerações e não apenas em jovens ou comunidade de gamers. Esta declaração de status genuíno não vai conhecer áreas de atividade ou fronteiras, já que vai ser transversal e universal.

 

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31.03.2020

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