Amarante incentiva comércio local a apostar no digital

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Amarante incentiva comércio local a apostar no digital

 

A Associação Empresarial de Vila Meã - AEVM acolheu, no dia 10 de julho, a 27ª sessão do Comércio Digital, num evento integrado, que se realizou no IET – Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante, com o objetivo de sensibilizar comerciantes tradicionais e empresas da região para o impacto dos negócios online.

 

Novos consumidores e novos formatos de consumo digital foram o mote para a abertura do evento.

Luís Mendes da ACEPI abordou, junto dos participantes, estudos que mostram que a economia digital portuguesa está em crescimento, com mais compradores digitais e maior volume de produtos e serviços adquiridos online. Ressalvou, no entanto, que “existe ainda uma percentagem muito significativa de pequenas e médias empresas que ainda estão offline”.

“Trata-se de uma realidade na ordem dos 60%, que coloca Portugal muito aquém da média europeia”, ressalvou, assinalando que a internet permite vender, mas serve também para dar maior visibilidade ao comércio e serviços.

 

“Qualquer visitante, antes e durante as suas viagens, utiliza a internet para mais de 400 momentos digitais, pesquisando alojamento, restauração, atividades e produtos.”, notou, ao referir a vertente turística da cidade de Amarante. “Mas não só o turista é um potencial cliente. Os portugueses, à semelhança de outros países, utilizam cada vez mais o digital para encontrar empresas, comparar preços, recomendar lugares, adquirir produtos e agendar serviços. É um meio com enorme potencial do ponto de vista de qualquer negócio”, afirmou.

 

Para o especialista em internet e e-commerce, Eduardo Sampaio, é simples: “não estar online, atualmente é como não existir”. Trata-se de uma “montra aberta para o mundo, onde empresas e produtos, quer vendam online ou não, estão expostos 24 horas por dia, 7 dias por semana”, afirmou.

 

Numa vertente mais prática da sessão, o formador também transmitiu à plateia noções básicas para iniciar a presença online dos seus negócios e lembrou que o programa Comércio Digital, além de um Roadshow,  disponibiliza meios complementares de apoio à digitalização, como por exemplo uma Academia Digital, com conteúdos de formação, e um Voucher 3 em 1, através do qual, durante um ano, podem registar gratuitamente um domínio . PT, com acesso a caixas de email e ferramentas para alojamento e construção de um website simples.

 

Durante a sessão, foi, paralelamente, apresentada a plataforma “Linha do Comércio” – um marketplace direcionado para o comércio e produtos locais e desenvolvido pela AEVM, associação parceria do Comércio Digital.

 

A cidade de Amarante fechou o primeiro ciclo de sessões do Roadshow do Comércio Digital, que volta a 16 de Setembro com novo roteiro de eventos.

 

O Comércio Digital é uma iniciativa conjunta da ACEPI – Associação Portuguesa da Economia Digital e da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), cofinanciada pelo Compete 2020, Portugal 2020 e Portugal 2020 e EU-FEDER, com o apoio do Governo Português.

 

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Consulte a agenda atualizada do Roadshow e inscreva-se em: comerciodigital.pt/pt/roadshow/

10.07.2019

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