Mais de 1.000 domínios .pt registados num só dia após entrada em vigor das novas regras

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Mais de 1.000 domínios .pt registados num só dia após entrada em vigor das novas regras

O .PT, responsável pela gestão do domínio de topo português .pt, atingiu um total de 1.034 novos domínios registados num só dia, após a entrada em vigor das novas Regras de Registo de .pt. É o maior número de registos efetuados num dia desde a liberalização do domínio .pt, em 2012.

 

As novas regras entraram em vigor no dia 2 de fevereiro e algumas das mudanças adotadas, como as novas condições para domínios com dois caracteres, que passam a ser as mesmas que vigoram para o registo dos restantes nomes de domínio, tornam ainda mais acessível o registo de domínios em .pt, o que ajuda a explicar o desempenho acima dos mil registos em apenas 24 horas.

 

Entre as alterações mais relevantes estão a eliminação dos classificadores, muito pouco utilizados, como .edu.pt e .org.pt, passando a ser apenas possível o registo de novos nomes de domínio sob .pt, .com.pt e .gov.pt; a possível remoção de domínios que alojem conteúdos ilegais ou qualificados como enquadráveis no conceito de DNS Abuse - atividades de disseminação de malware, phishing, pharming, botnets e/ou spam, na sequência de notificação da autoridade competente para o efeito; a proibição de registo de domínios utilizando palavras ou expressões contrárias à lei; e um mecanismo ágil e automatizado de monitorização por amostragem dos nomes de domínio registados.

 

“A dinâmica associada à matéria do registo de domínios obriga a um desenvolvimento e capacidade de adaptação constantes. É neste quadro de evolução que surgem as novas regras de registos já em vigor, de forma a adaptar o .pt às novas realidades e desafios que diariamente assistimos no mundo do digital", refere Luisa Ribeiro Lopes, Presidente do Conselho Diretivo do .PT. "A participação de todos os que entenderam envolver-se no processo é uma enorme mais-valia para alcançar um leque de condições de registo mais justas, ágeis, consentâneas com modelos congéneres e, em simultâneo, capazes de contribuir para a manutenção da segurança, resiliência e confiança do .pt”.

 

Pela primeira vez na história do domínio .pt, toda a revisão das regras de registo assentou num trabalho colaborativo, aberto e participado, o que permitiu a discussão e o envolvimento entre parceiros e stakeholders.

 

As novas Regras de Registo de .pt foram submetidas a consulta ao público, tendo sido publicadas todas as sugestões veiculadas ao .PT e as respetivas respostas.

 

O documento pode ser consultado na íntegra aqui.

 

O .PT é também parceiro oficial do Programa Comércio Digital da ACEPI e oferece um Voucher 3em1 aos micro, pequenos e médios empresários portugueses do setor do comércio e serviços. Com este voucher é possível registar gratuitamente o seu domínio .pt e usufruir, durante um ano, e sem qualquer custo, de caixas de email, alojamento e ferramenta de construção de site. O objetivo é apoiar a entrada no digital e impulsionar a criação de uma presença básica na internet. 

 

 

07.02.2021

__________________________________________________________

Saiba mais sobre a rede de parceiros e patrocinadores oficiais do Comércio Digital em www.comerciodigital.pt/pt/parceiros

 

O Comércio Digital é um programa da ACEPI, cofinanciado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e EU-FEDER, dirigido às micro, pequenas e médias empresas portuguesas, do setor do comércio e dos serviços de proximidade.

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

Patrcoinadores_Master_novo_2020_12.png

Patrocinadores principais:

patrocinadores_principais_novo_2020_2.png (1)

Patrocinador:

patrocinador_novo_2020_2.png