Estas são as 6 principais tendências para o e-Commerce em Portugal em 2020

Abrir Formulário Newsletter
Newsletter
image

Estas são as 6 principais tendências para o e-Commerce em Portugal em 2020

Sofia Pires, especialista em e-commerce e marketing digital, definiu, para o website ecommercenews.pt, as principais tendências que vão influenciar ao longo deste ano as lojas online e o comércio eletrónico em Portugal. Fique a conhecê-las e, se fizer sentido na sua estratégia, aplique-as ao seu negócio.

 

 

::: Inteligência Artificial :::

 

Cada vez mais a inteligência artificial vai desempenhar um papel fundamental na área de e-commerce. Exemplo disso são a proliferação de chatbots que respondem em tempo real aos clientes sobre os mais variados temas relacionados com as suas compras em lojas online.

 

 

::: Realidade Aumentada :::

 

A aplicação da realidade aumentada a funcionalidades na loja online possibilita ao utilizador ter uma experiência mais humana e interativa com os produtos e/ou serviços disponibilizados online. Este tipo de soluções é cada vez mais importante no processo de decisão de compra, pois permite ao utilizador ter uma experiência diferenciadora sem ter que se deslocar a uma loja física para experimentar o produto e/ou serviço.

 

 

::: Voice Search :::

 

Esta é provavelmente uma das certezas do futuro do e-commerce em Portugal. Com a chegada da Alexa, Siri, Google Home, entre outros assistentes pessoais de voz, é inevitável que o e-commerce se adapte à pesquisa por voz. Para isso,  é essencial otimizar a pesquisa de produtos na loja online, de forma a devolver os melhores resultados aos clientes. Ainda para mais, o assistente do Google já tem a sua versão em Português de Portugal disponível.

 

 

::: Social Media :::

 

A compra de produtos através das redes sociais /aplicações /fóruns já é uma realidade em Portugal. Mas o foco destas plataformas de social media nunca foi o e-commerce, mas sim criar uma comunidade de fãs e ligar as pessoas entre si. No entanto, este paradigma mudou e agora o foco das redes sociais é, também, potenciar o e-commerce. Prova disso é a nova funcionalidade do Instagram Shopping.

 

 

::: Produtos Customizados :::

 

Os produtos customizados já são uma realidade nos mercados mais desenvolvidos do mundo na área de e-commerce, mas em Portugal ainda existe muito pouca oferta. A verdade é que as funcionalidades dos websites globais de e-commerce já permitem criar produtos à medida de cada cliente tornando a experiência de compra online única e personalizada.

 

 

::: Modelos de Subscrição :::

 

Também os modelos de subscrição estão em alta. Genericamente, permitem, através de um serviço de assinatura mensal, que o cliente receba os seus produtos e/ou serviços favoritos de forma recorrente e, portanto, sem a necessidade de realizar uma nova encomenda online. Este tipo de modelo proporciona ainda o acesso a outras vantagens na compra de produtos e/ou serviços, associando descontos à comodidade e facilidade de uma assinatura.

 

 

Além destas tendências para 2020 para a área de e-commerce existem também outras tendências que já estão plenamente instituídas em Portugal, nomeadamente, o aumento exponencial das compras através do mobile e o crescimento dos meios de pagamento digitais, como é o caso do MB WAY, Google Pay, Apple Pay, entre outros. O mobile é cada vez mais importante na área de e-commerce e a proliferação de novas modalidades de pagamento permitiu aos utilizadores ter mais confiança nas encomendas online.

 

Para o mercado português continuar a crescer é essencial que os principais players nacionais na área de e-commerce apostem em inovação e tecnologia, defende a especialista. Só assim será possível acompanhar a evolução mundial e implementar tendências globais em Portugal.

 

 

Fonte: https://ecommercenews.pt/

Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e esteja sempre a par das nossas novidades e eventos.
acepi
A ACEPI, Associação da Economia Digital, é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o meio digital junto das Empresas, dos Consumidores e do Estado.
Torne-se associado da ACEPI

Uma iniciativa:

logosfooter_uma-iniciativa.png

Com o apoio:

logosfooter_com-apoio.png

Cofinanciada por:

logosfooter_confinanciado.png

Em parceria com:

logosfooter_em-parceria.png

Patrocinadores master:

logosfooter_patrocinadores-master.png

Patrocinadores principais:

logosfooter_patrocinadores-principais.png

Patrocinador:

logosfooter_patrocinador.png